Navio com militantes pró-palestina é capturado pela marinha israelense

Embarcação que transportava material escolar, médico e de construção para a Faixa de Gaza foi desviada. Segundo porta-voz de Israel, abordagem foi pacífica

iG São Paulo |

Reuters

A Marinha de Israel apreendeu neste sábado o navio finlandês "Estelle", com militantes pró-palestinos a bordo, no Mar Mediterrâneo, para evitar a quebra do bloqueio da Faixa de Gaza.

"O barco foi capturado esta manhã e não houve violências", confirmou um porta-voz militar. 

Segundo o oficial, ninguém ficou ferido. O Estelle, uma escuna de três mastros, foi desviada para o porto de Ashdod, ao sul de Israel, depois de ter ignorado ordens para desviar da enclave governada pelo Hamas palestino.

Depois do trauma: Um ano após libertação, soldado israelense vira colunista esportivo

Anteriormente, Victoria Strand, porta-voz do movimento "Um Barco para Gaza", com sede na Suécia, havia informado que a embarcação fora atacada. "Estelle" zarpou em 6 de outubro de Nápoles, sul da Itália, e havia sido reabastecido na terça-feira em águas internacionais em frente à Creta. A embarcação transportava material escolar, médico e de construção para os habitantes de Gaza.

A bordo do navio viajam cinco deputados europeus: Ricardo Sixto Iglesias (Espanha), Sven Britton (Suécia), Aksel Hagen (Noruega), Vangelis Diamandopoulos e Dimitris Kodelas (Grécia), e o ex-deputado canadense Jim Manly.

O bloqueio terrestre, aéreo e marítimo da Faixa de Gaza foi imposto em junho de 2006 depois que um soldado israelense foi feito prisioneiro por combatentes palestinos ( atualmente está livre ) e foi reforçado quando o Hamas assumiu o controle do território.

O movimento islamita Hamas condenou neste sábado a abordagem israelense e a descreveu como um ato de "pirataria" e "crime de guerra".

AP
Acadêmico e judeu Noam Chomsky participa de protesto no porto de Gaza contra a apreensão de navio filandês

*Com EFE, Reuters e AFP

    Leia tudo sobre: IsraelFaixa de GazaPalestina

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG