FBI prende suspeito de preparar atentado terrorista em banco de Nova York

Quazi Mohammad Rezwanul Ahsan Nafis, de apenas 21 anos, estava sob observação da polícia americana desde janeiro

iG São Paulo |

O FBI prendeu na quarta-feira um cidadão de Bangladesh, de 21 anos, acusado de tentar explodir a sucursal do Federal Reserve (banco central americano) em Nova York, trama que envolvia uma bomba de 450 quilos e foi desmantelada após flagrante preparado pelas autoridades federais.

AP
Desenho mostra Nafis em audiência no tribunal de Nova York

Quazi Mohammad Rezwanul Ahsan Nafis chegou aos Estados Unidos a partir de Bangladesh em janeiro de 2012 e começou a fazer contatos com fabricantes de bombas e radicais islâmicos. Em uma das negociações, um agente do FBI infiltrado vendeu a Nafis várias bolsas cheias de explosivos falsos. O jovem asiático juntou outros materiais e preparou o que pensava ser um carro-bomba perfeito. Porém, o armamento nunca ofereceu risco algum para os envolvidos.

Em uma audiência nesta quarta-feira, ele foi indiciado por tentativa de usar arma de destruição em massa e fornecer assistência material à Al-Qaeda, segundo nota do Departamento de Justiça.

Nafis cogitou vários alvos para um atentado, como algum alto funcionário governamental ou a Bolsa de Nova York. Decidiu-se finalmente pela subsede do Fed em Manhattan, segundo a queixa criminal.

Com Reuters e BBC

    Leia tudo sobre: MUNDOEUAPARQUEBOMBA

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG