Ataque aéreo israelense mata chefe salafista da Faixa de Gaza

Líder de movimento islamita inspirado na Al-Quaeda estava em uma moto no momento do ataque

iG São Paulo |

Reuters
Palestinos carregam corpo de militante que sofreu atentado para o hospital

Dois palestinos membros de um grupo salafista, entre eles o chefe do movimento, morreram, e uma criança ficou ferida, na noite deste sábado, em um ataque da Força Aérea de Israel contra Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, segundo um balanço divulgado por fontes médicas palestinas. O termo safafista é utilizado para designar islamistas inspirados pela Al-Qaeda que desafiam o poder do Hamas em Gaza.

O chefe Hisham al-Saedini, 43, de nacionalidade jordaniana, morreu, juntamente com Fayek Abu Jazar, 42, do mesmo movimento. Eles estavam em uma moto no momento do ataque. Um menino de 12 anos ficou ferido, segundo as fontes médicas.

Leia mais: Israel ataca alvos na Faixa de Gaza após lançamento de foguetes palestinos

O porta-voz do Exército israelense informou que o ataque teve como alvo "responsáveis por atividades terroristas de um grupo ligado à Jihad global".

A aviação israelense realizou um segundo ataque, na noite deste sábado, a Gaza, desta vez contra um campo de treinamento do braço militar do Hamas, no poder em Gaza, as Brigadas Ezzedin al-Qassam. Não houve vítimas.

Nesta manhã, a aviação israelense realizou três ataques à Faixa de Gaza, em resposta à queda de um foguete numa área residencial do sul de Israel na noite de ontem. Também não houve feridos, indicaram autoridades palestinas da área de segurança.

Na sexta-feira (12), um foguete lançado a partir de Gaza atingiu área próxima à visitada pelo ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, que havia desembarcado em Israel no mesmo dia.

Segundo porta-voz do Itamaraty, no momento da ação, que não tinha alvo específico e não deixou vítimas, o chanceler se encontrava distante do local.

(Com informações da Reuters e AFP)

    Leia tudo sobre: israelfaixa de gazasalafistahamas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG