Romney critica vice de Obama por declarações sobre a Líbia em debate

'O vice-presidente contradisse as declarações sob juramento de funcionários do departamento de Estado', afirmou o candidato republicano em Richmond

iG São Paulo |

O candidato republicano à Pesidência dos EUA, Mitt Romney, fez uma pausa em sua campanha em Ohio, Estado que visita desde terça-feira, para viajar à Virgínia. Em Richmond, Romney falou sobre o debate dos candidatos a vice , realizado na noite de quinta-feira entre seu colega de chapa, Paul Ryan, e o veterano democrata Joe Biden.

Leia também:  Debate dos candidatos a vice nos EUA é marcado pela agressividade

Veja o especial do iG sobre as eleições nos EUA

AP
Mitt Romney faz discurso durante campanha em Richmond, Virgínia


Saiba mais: Obama reconhece 'tropeço' em debate, mas tenta tranquilizar partidários

"Acho que concordarão comigo que só tinha uma pessoa no palco ontem à noite que foi atenta e respeitosa, firme e serena", afirmou Romney, em alusão a Ryan. 

O candidato aproveitou para criticar Biden pelas declarações feitas durante o debate sobre o nível de segurança que havia no consulado americano em Benghazi, na Líbia, antes do ataque no qual morreram o embaixador, Chris Stevens, e outros três funcionários. Biden disse que o governo dos Estados Unidos não estava ciente de nenhum pedido para reforçar a segurança.

"O vice-presidente contradisse as declarações sob juramento de funcionários do departamento de Estado", afirmou.

Leia também: Biden aposta em debate com Ryan para recuperar campanha de Obama

Saiba mais: Romney ataca política externa de Obama, mas não esclarece a sua

O presidente Barack Obama, que iniciou nesta sexta sua preparação para o debate da próxima terça-feira contra Romney, elogiou seu colega de chapa. "Quero destacar que Joe Biden esteve excelente esta noite. (...) Não poderia estar mais orgulhoso dele", afirmou Obama na noite de quinta-feira.

A 25 dias da eleição, Obama prevê viajar no sábado a Williamsburg (Virgínia), onde fará um treinamento de três dias com vistas ao debate contra Romney, que será em Hempstead, perto de Nova York, e incluirá perguntas do público.

Leia mais: Assessores de Obama tentam reverter danos causados por debate

Números: Após debate, pesquisa mostra Romney à frente de Obama

Após a decepcionante atuação do presidente em 3 de outubro , "faremos o que for para que os americanos entendam o que ( o candidato republicano ) fará realmente se for eleito", explicou, na noite de quinta-feira, um representante da Casa Branca, segundo quem a atitude de Obama será mais enérgica.

"O governador Romney teve uma boa noite. Eu tive uma noite ruim. Não é a primeira vez que tenho uma noite ruim", reconheceu esta semana Obama em entrevista à rede ABC.

Com AFP

    Leia tudo sobre: euaeleiçõeseleição nos euamitt romney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG