BBC investigará acusações de que apresentador cometeu abusos sexuais

Lenda da TV britânica, Jimmy Savile, já morto, é acusado de ter estuprado crianças e adolescentes nos anos 1960 e 1970

iG São Paulo |

BBC
O apresentador britânico Jimmy Savile, em foto de arquivo

A rede britânica BBC vai abrir dois inquéritos internos para investigar acusações de que o finado apresentador de TV Jimmy Savile, nome familiar a milhões de pessoas, usou sua fama para abusar sexualmente de crianças nos anos 1960 e 1970, informou a companhia nesta sexta-feira.

Lenda da TV britânica é acusado de ter estuprado adolescentes nos anos 60 e 70

As acusações de pedofilia e estupro vieram à tona após a morte do apresentador, em outrubro do ano passado, e constam de um documentário que será exibido na TV britânica e que traz depoimentos de mulheres que dizem ter sido violentadas pelo apresentador quando eram menores de idade.

O diretor-geral da BBC, George Entwistle, disse que investigações independentes procurariam os motivos por trás dessa decisão e avaliariam se o modo como a emissora era conduzida no auge da fama de Savile teria permitido "a ele ou outros praticar abuso sexual de crianças."

A polícia recebeu até o momento 12 acusações de ofensas sexuais, esteve em contato com 40 vítimas potenciais e investiga 340 ligações.

Savile foi DJ de rádio e se tornou uma lenda da TV britânica por ter apresentado populares atrações como o programa Jim I'll Fix It e o lendário programa da parada de sucessos musicais Top of The Pops, da BBC.

    Leia tudo sobre: jimmy savilereino unidobbc

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG