Após debate, pesquisa mostra Romney à frente de Obama

Segundo levantamento, republicano tem 49% dos votos de eleitores prováveis, contra 45% do democrata

iG São Paulo | - Atualizada às

O bom desempenho do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney , no debate da semana passada o ajudou a ultrapassar o presidente Barack Obama em uma pesquisa de intenção de voto, divulgada pelo Pew Research Center nesta segunda-feira.

Entre prováveis eleitores, Romney conseguiu 49% das intenções de voto, enquanto Obama recebeu 45%. Entre os eleitores registrados, os dois candidatos empataram em 46%. Em setembro, Romney estava nove pontos atrás de Obama entre os prováveis eleitores. Nos EUA, votar não é obrigatório.

Leia também: Obama reconhece 'tropeço' em debate, mas tenta tranquilizar partidários

Saiba mais: Veja o especial do iG sobre as eleições americanas

AP
Republicano Mitt Romney e democrata Barack Obama, rivais na eleição presidencial americana

Outras pesquisas apontaram que Romney ganhou impulso após o debate da semana passada, o primeiro de três encontros presidenciais, mas a maioria mostrou Obama mantendo a liderança.

Uma pesquisa da Reuters/Ipsos no domingo, por exemplo, mostrou que 47% dos prováveis eleitores votariam em Obama e 45% em Romney se a eleição de 6 de novembro fosse agora.

A pesquisa ouviu 1.511 adultos, incluindo 1.201 eleitores registrados, entre os dias 4 e 7 de outubro.

‘Quase obsessivos’

Durante uma viagem de arrecadação de fundos na Califórnia, na segunda-feira, o presidente procurou tranquilizar os partidários sobre suas chances de vitória, apesar do desempenho no debate.

"Sou muito competitivo e pretendo vencer esta eleição", disse Obama em um jantar no qual cerca de 100 pessoas pagaram US$ 20 mil cada para participar. "Só vamos conseguir isso se todo mundo for quase obsessivo nos próximos 29 dias", afirmou, lembrando que mesmo aqueles na sala que doaram dinheiro poderiam fazer mais para ajudar na campanha.

Depois de terminar uma temporada de arrecadação de fundos no Oeste, Obama segue para Ohio nesta terça-feira para reforçar a campanha em Estado politicamente dividido que pode ser crucial para uma segunda vitória na corrida pela Casa Branca.

Com Reuters

    Leia tudo sobre: obamaromneyeleição nos euaeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG