Eleitores comemoram vitória de Chávez na Venezuela

Seguidores estouraram fogos de artifício e gritaram "Chávez não vai embora" nos arredores do Palácio de Miraflores

iG São Paulo |

Fogos de artifício tomaram o céu de Caracas na noite de domingo, após ser divulgada a vitória do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na eleição. Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Chávez obteve 54,42% dos votos, enquanto seu principal adversário, Henrique Capriles , conquistou 44,97%.

Leia também:  Hugo Chávez é reeleito presidente da Venezuela

Saiba mais: Veja os principais momentos da trajetória política de Chávez

AP
Seguidores comemoram vitória nas urnas de Hugo Chávez

Minutos depois de a chefe do CNE, Tibisay Lucena, divulgar o primeiro relatório, as luzes iluminaram a capital venezuelana. Imediatamente, diversas mensagens apareceram em redes sociais convocando para o "balcão do povo", situado no Palácio de Miraflores (sede de Governo), no centro da capital.

O canal estatal de televisão mostrou imagens dos partidários do presidente nas imediações de Miraflores cantando, pulando e gritando "Chávez não vai embora".

Leia também:  Líderes latino-americanos parabenizam Chávez

Após quase 14 anos no comando do país caribenho com as maiores reservas petrolíferas do planeta, durante os quais conquistou uma sólida popularidade graças a uma política assistencialista e um inegável carisma, o militar aposentado de 58 anos enfrentou o maior desafio eleitoral de sua carreira política.

Mas o investimento de bilhões de dólares da renda petrolífera em programas sociais, que vão desde a entrega de casas gratuitas a caros tratamentos de saúde em Cuba, foi de encontro desta vez com um rival que prometia corrigir as "falhas" da revolução e atacar problemas graves como a insegurança e o desemprego.

Nestas eleições, a juventude foi um dos polos de disputa dos candidatos. O número de eleitores que votaram pela primeira chegou a um milhão.

Com EFE

    Leia tudo sobre: venezuelaeleição na venezuelachávescapriles

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG