Vargas Llosa diz que chavismo pode manipular resultado das eleições

Escritor peruano, crítico do governo de Hugo Chávez, diz que manipulação seria evitada com vitória inequívoca de Capriles

EFE |

EFE

O escritor peruano Mario Vargas Llosa opinou neste domingo que o candidato opositor à presidência da Venezuela, Henrique Capriles, precisa de uma ampla vitória sobre o atual presidente Hugo Chávez para que o governo não manipule o resultado das eleições no país.

Veja também: Eleição presidencial transcorre com tranquilidade na Venezuela

AP
O escritor Vargas Llosa, sempre crítico ao governo de Hugo Chávez, teme pela manipulação do resultado final das eleições na Venezuela (arquivo)

"O problema de Capriles é, claro, que se sua vitória se der por uma margem pequena, as possibilidades de que o governo manipule o resultado a seu favor são muito grandes", disse o Prêmio Nobel em artigo publicado hoje no diário espanhol El País.

Para Vargas Llosa, "a menos que mandem matá-lo, (Capriles) será mais cedo ou mais tarde o sucessor do comandante Hugo Chávez como presidente de seu país". O escritor acrescentou que, segundo as últimas pesquisas, o candidato unitário da oposição "tirou de dois a quatro pontos das intenções de voto em Chávez".

O perigo de uma manipulação, segundo o autor, "só poderia ser evitado com uma vitória inequívoca, tão ampla que a fraude seria muito visível e escandalosa para que os venezuelanos a admitissem".

Vargas Llosa, que concorreu à presidência do Peru contra Alberto Fujimori no início dos anos 1990, elogiou a campanha de Capriles, de 40 anos, e lembrou que ele "não tem vinculação alguma com a velha política venezuelana, a do desperdício, as picaretagens e a irresponsabilidade que incubaram o chavismo".

O autor ainda alega que, devido à doença de Chávez - apesar de que o presidente insiste que superou o câncer - "o risco que ele não esteja em condições de continuar governando, é enorme", concluiu.

    Leia tudo sobre: hugo chávezhenrique caprilesvargas llosavenezuela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG