Líderes sudaneses firmam acordo para retomar exploração de petróleo

Após décadas de guerra civil, Omar Al-Bashir, do norte, e Salva Kiir, do sul, selam medidas comerciais e de segurança

iG São Paulo |

Os líderes do Sudão e do Sudão do Sul chegaram, nesta quinta-feira, a um acordo para exploração de petróleo, leis comerciais e segurança na região. A medida foi comemorada pelas potências africanas, uma vez que ambos estados quase retomaram uma guerra no começo deste ano. O único assunto ainda em aberto é a questão das fronteiras.

Omar Al-Bashir, do Sudão, e o governante do vizinho sulista, Salva Kiir, estavam reunidos na capital da Etiópia e também decidiram criar uma zona desmilitarizada. "Esse é um lindo dia para as nações sudanesas", afirmou Kiir. "Agora somos parceiros na paz", completou Al-Bashir. A expectativa é que no futuro ambos decidam manter suas fronteiras abertas.

AP
Líderes do Sudão e do Sudão do Sul firmam acordos financeiros e políticos na Etiópia

O Sudão do Sul, de maioria cristã ou de tribos regionais pagãs, conseguiu sua independência em 2011 após duas décadas de guerra civil com o Sudão, de maioria muçulmana. A questão sobre a grande cidade de Abyei, localizada na fronteira entre ambos os países, ainda não foi definida.

Saiba mais: Sudão do Sul se torna o mais novo país do mundo

Apesar da decisão, poucos detalhes sobre o acordo para a exploração de petróleo foram revelados - a atividade é a principal fonte de riquezas para ambos. "Apenas começamos os preparativos. Acredito que até o final do ano, o petróleo começará a fluir nos barris", afirmou Pagan Amum, um dos representantes do governo do Sudão do Sul.

Logo após a sua independência, o Sudão do Sul nacionalizou a principal empresa que explorava petróleo na região. Porém, Cartum, no norte, manteve as fábricas que processavam e exportavam a matéria-prima. Espera-se que haja uma forma de compensar esse período que a empresa foi desmantelada em diversas partes.

Com BBC

    Leia tudo sobre: sudãosudão do sulpetróleoetiópia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG