Líder da Al-Qaeda diz que Bin Laden era cego de um olho

Em vídeo, Zawahiri afirma que terrorista só enxergava pelo olho esquerdo por causa de um acidente na infância

iG São Paulo |

Reprodução
Zawahiri fala sobre Bin Laden em vídeo gravado em local e data incertos

O líder da Al-Qaeda, Ayman Al-Zawahiri , afirmou que seu antecessor, Osama bin Laden , era cego de um olho por causa de um acidente que sofreu durante a infância. A afirmação foi feita em um vídeo divulgado por sites islâmicos.

Saiba mais: Conheça a trajetória de Osama bin Laden, criador da Al-Qaeda

"Para os que não sabiam, o xeque Osama só via por um olho", o esquerdo, disse Zawahiri, sem informar como ocorreu o acidente.

A gravação, cuja autenticidade não pôde ser comprovada, tem uma hora de duração e é o terceiro capítulo de uma série de vídeos intitulados "Dias com o Imã", nos quais Zawahiri fala de suas lembranças de Bin Laden, que morreu em maio de 2011 em uma operação das forças especiais americanas no Paquistão.

No vídeo, Zawahiri, vestido com uma túnica e um turbante brancos, assegura que Bin Laden era uma pessoa "sensível" e com senso de humor, tinha uma saúde delicada e desmaiava durante os combates.

Saiba mais: Veja as principais notícias sobre a morte de Osama bin Laden

O líder destaca também que Bin Laden chegou a fazer parte da Irmandade Muçulmana na Arábia Saudita, mas foi expulso por diferenças em relação à jihad (guerra santa) no Afeganistão.

O vídeo foi gravado antes do mês de jejum muçulmano do Ramadã, que terminou em agosto, pois Zawahiri parabeniza os fiéis por estas festividades.

No primeiro episódio desta série, que começou em novembro de 2011, o atual líder da Al-Qaeda evocou momentos da vida privada de Bin Laden, descrita como uma pessoa amável e tímida.

Com EFE

    Leia tudo sobre: zawahiribin ladenmorte de bin ladenal qaedaterrorismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG