Explosão mata ao menos seis soldados e um civil na Turquia, diz exército

Grupo terrorista Militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) é suspeito

iG São Paulo |

Pelo menos seis soldados foram mortos na cidade oriental turca de Tunceli, nesta terça-feira, quando o caminhão no qual viajavam foi detonado por uma bomba. Um civil também teria morrido após a explosão. De acordo com fontes ligadas às forças de segurança da região, o atentado foi realizado por membros do grupo Militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), responsável por diversos ataques na região.

Segundo relatos do jornal turco Hurriyet Daily News, houve troca de tiros entre membros do exército e militantes armados. Ao menos uma pessoa foi morta durante o tiroteio, mas ainda não foi identificada.

AP
Exército turco marcha durante o funeral de soldados mortos em ataque terrorista executado pelo grupo PKK

O grupo, considerado uma rede terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia, promoveram uma onda de ataques a alvos militares nos últimos meses, intensificando a sua campanha armada para a criação de um estado independente há 28 anos.

A violência neste ano, porém, tem sido pior desde a formação do PKK e o início de sua luta em 1984. Ao todo são 40 mil vítimas registradas no conflito.

Leia mais: Militantes curdos matam 10 soldados da Turquia em ataque a comboio

Na semana passada, combatentes do PKK mataram dez soldados e feriram pelo menos 60, quando dispararam foguetes contra um comboio militar que viajava entre as Províncias de Bingol e Mus, também no leste da Turquia.

Caças e helicópteros de ataque vêm bombardeando campos do PKK na região de fronteira sudeste com o Iraque nas últimas semanas. Mais de 40.000 pessoas foram mortas no conflito, que tem dificultado o desenvolvimento em um dos redutos mais pobres da Turquia e agravado a instabilidade em uma região de fronteira com o Irã, o Iraque e a Síria.

Com Reuters e BBC

    Leia tudo sobre: turquiacurdistãopkk

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG