Candidato do Partido Republicano paga 14,1% de sua renda ao Estado

Em momento crítico na campanha presidencial dos Estados Unidos, Mitt Romney divulgou a sua declaração de imposto de renda de 2011 nesta sexta-feira, apór ser rotulado como "pouco transparente" por Barack Obama. O candidato do Partido Republicano pagou aos cofres públicos 1,9 milhões de dólares (aproximadamente R$ 3,95 milhões). O valor representa 14,1% de toda a sua riqueza declarada, estimada em 13,7 milhões de dólares (cerca de R$ 28 milhões).

Romney durante ato em Massachusetts: divulgação de imposto de renda em momento crítico da campanha
AP
Romney durante ato em Massachusetts: divulgação de imposto de renda em momento crítico da campanha

Atual presidente dos Estados Unidos e principal rival, Barack Obama havia declarado recentemente que Romney era pouco transparente com relação a seus ganhos e a seu imposto de renda. O candidato democrata, em imposto de renda submetido em 2011, revelou que paga cerca de 20,5% de seus ganhos em impostos.

A divulgação por parte da campanha republicana busca apagar a imagem elitista colada a Romney desde o início da corrida presidencial. A situação foi agrava nesta semana, quando um vídeo gravado secretamente mostra o candidato dizendo que apenas as pessoas pobres e dependentes do Estado votam em Obama.

Leia também: Em meio a disputas judiciais, começa votação antecipada nos EUA

Mitt Romney fez fortuna como empresário e tem uma riqueza estimada em 250 milhões de dólares, de acordo com a imprensa dos Estados Unidos. Os democratas afirmam que, por esse motivo, o republicano não saberia salvar a classe média americana, que faixa da população que mais sofre com a crise econômica do país.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.