Presidente eleito do México dá início à visita ao Brasil

Na agenda de Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional, há reunião com empresários e com a presidenta Dilma Rousseff

iG São Paulo | - Atualizada às

Reuters
O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto, participa de entrevista coletiva após reunião com empresários em São Paulo

O presidente eleito do México, Enrique Peña Nieto (Partido Revolucionário Institucional, PRI), inicia nesta quarta-feira uma visita de dois dias ao Brasil.

Em São Paulo, ele se reuniu com os empresários da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp). Na quinta-feira, será recebido pela presidenta Dilma Rousseff e concederá entrevista. Depois do Brasil, o presidente eleito vai para Guatemala, Colômbia, Chile, Argentina e Peru.

Entrevista: Enrique Peña Nieto quer parceria com Brasil para fortalecer região

Eleito em julho com cerca de 19 milhões de votos, três milhões a mais que Andrés Manuel López Obrador, candidato da coalizão de esquerda, Nieto toma posse em 1º de dezembro. Segundo ele, uma de suas prioridades é estreitar laços e aprofundar o relacionamento político e econômico com os países da América Latina.

Nieto foi acusado de compra de votos pela coalizão de esquerda, que pediu a anulação da votação, mas a Justiça Eleitoral do México rejeitou a apelação e confirmou a vitória .

Por sete décadas até o ano 2000, o PRI, partido do presidente eleito, governou o México. O desafio do novo governo, segundo especialistas, é enfrentar e conter os avanços dos dez maiores cartéis de tráfico de drogas, armas e pessoas que atuam no país, espalhando uma onda de violência e medo principalmente nas regiões de fronteira.

Com Agência Brasil

    Leia tudo sobre: méxicopeña nietodilma rousseffbrasil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG