Após vídeo, Romney busca reverter imagem de elitista durante comício

Candidato republicano afirma que é mais indicado para ajudar a população carente dos EUA

iG São Paulo |

O candidato republicano a eleição dos Estados Unidos, Mitt Romney, tentou apagar a imagem de elitista após a divulgação de um vídeo em que aparece dizendo, em tom arrogante, que as pessoas que votam em Barack Obama são pobres dependentes do governo. Em comício nesta quarta-feira, ele disse que tem mais condições de ajudar a população carente a sair dessa situação que seu adversário democrata.

Especial: ELEIÇÕES NOS EUA – 2012

"A questão não é quem se importa com os pobres e a classe média", afirmou. "Eu me importo, ele se importa. A grande questão é quem pode ajudar mais essas pessoas. Eu posso, ele não pode", disse durante o ato de campanha.

AP
O candidato republicano à presidência dos EUA, Mitt Romney, fala sobre comentários polêmicos flagrados em vídeo durante coletiva em Costa Mesa, na Califórnia (17/08)

Desde o início da corrida eleitoral, Romney e seus assessores seguem dizendo que o atual presidente dos Estados Unidos teve quatro anos para tentar tirar as pessoas carentes dessa situação, sempre apostando em políticas erradas para criar emprego.

As imagens divulgadas nesta semana, porém, mostram um candidato republicano excessivamente elitista, alheio aos problemas dos americanos comuns - exatamente a contra-resposta utlizada pelo Partido Democrata.

O vice-presidente Paual Ryan tentou contornar a situação. "Mitt e eu não estamos concorrendo para redistribuir a riqueza. Estamos concorrendo para que os americanos consigam criar riqueza novamente", declarou em um comício na Virgínia.

Leia também: Obama critica Romney e diz que líder dos EUA deve 'trabalhar para todos'

A apenas sete semanas das eleições, analistas americanos duvidam que Romney irá se recuperar na campanha. Na última pesquisa de inteção de voto divulgada pela Reuters, antes da divulgação do vídeo, o candidato republicano aparecia cinco pontos percentuais abaixo de Barack Obama.

    Leia tudo sobre: eleição nos euamitt romneybarack obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG