Partido pró-União Europeia vence eleições na Holanda

O primeiro-ministro Mark Rutte inicia trabalhos para formar uma coalizão com o Partido Trabalhista, segundo colocado

iG São Paulo |

Com o primeiro-ministro Mark Rutte à frente, o partido VVD, favorável à manutenção da União Europeia, venceu as eleições legislativas na Holanda. Nesta quinta-feira, o premiê já começou a trabalhar para formar uma coalizão com o segundo colocado nas urnas, o Partido Trabalhista (PvdA, na sigla holandesa), de origem social-democrata.

Reuters
Com primeiro-ministro Mark Rutte à frente, partido pró-União Europeia vence as eleições

Com a vitória, 41 das 150 cadeiras do Parlamento serão ocupadas pela chapa liberal.

"Nessa eleição, nós lutamos para conquistar casa a casa, rua a rua, cidade a cidade, e eu estou orgulhoso. Agora darei os primeiros passos para a formação do gabinete", afirmou Rutte logo após o resultado.

A grande surpresa do pleito foi o péssimo desempenho do populista Geert Wilders, com viés de direita. O partido perdeu 9 de 24 cadeiras que detinha no Parlamento.

Saiba mais: Entenda a crise econômica na Europa

Antes das eleições, temia-se um crescimento do Geert Wilders na política holandesa. O partido é contrário à manutenção do euro e da União Europeia, além de criticar a onda de imigração por que passa o país.

Espera-se, com o novo governo, que a situação política se estabeleça na Holanda. Esta foi a quinta vez nos últimos dez anos que a população foi chamada às urnas para eleições legislativas.

Com Reuters e AP

    Leia tudo sobre: holandaUnião Europeiaeleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG