Paraguaios se amontoam para pegar dinheiro jogado de campanário

Fiéis em Guarambaré agradecem favores da Virgem Maria com notas de dinheiro

EFE |

EFE

Dezenas de paraguaios se amontoaram nesta sexta-feira na frente de uma igreja na cidade de Guarambaré, ao sul de Assunção, para pegar dinheiro jogado a partir do campanário em uma tradicional celebração da Natividade da Virgem Maria. Aos gritos, empurrões e no meio de uma grande euforia os presentes à festa se lançaram à caça de moedas e notas, em sua maioria de baixo valor, que foram jogados por pessoas que desta maneira agradeceram à Virgem Maria as promessas e os favores cumpridos.

O acontecimento se repete a cada dia 7 de setembro e marca o início dos festejos da Natividade da Virgem Maria, padroeira de Guarambaré, a 37 quilômetros ao sul da capital. Domingo Medina, um agricultor de cem anos, voltou a comparecer este ano ajudado por seus familiares para jogar dinheiro em troca do pedido à Virgem por saúde para poder continuar participando desta festividade.

Apesar de atualmente o número de pessoas que sobem até o alto do templo para jogar dinheiro ter reduzido, devido ao perigo que representa a aglomeração de gente e os empurrões que acontecem, os fiéis voltaram a comparecer maciçamente, inclusive de diversas localidades. Mas a maior quantidade de devotos se concentra no dia 8 de setembro para a missa principal e a procissão da imagem de Nossa Senhora pelas ruas do município.

Como em toda festividade dos povos paraguaios, paralelamente ao acontecimento católico, a cidade de Guarambaré se encheu de feiras, exposições de artesanato e parques de diversões, onde também são realizados festivais de dança e música. Além disso, se realiza a escolha da rainha de beleza da cidade, exibições equestres e banquetes, nos quais são abundantes carne assada, mandioca e a popular sopa paraguaia (torta salgada de farinha de milho). 

    Leia tudo sobre: ParaguaireligiãoVirgem Maria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG