McDonald's deve inaugurar primeira franquia vegetariana na Índia

Rede pretende abrir dois estabelecimentos próximos aos templos religiosos mais visitados do país. Nacionalistas hindus são contra

iG São Paulo |

A rede McDonald's abrirá lojas ao lado de dois dos principais templos de peregrinação da Índia, servindo apenas comida vegetariana pela primeira vez na história da marca. Divulgada oficialmente pela rede CNN, nesta terça-feira, a polêmica notícia acompanha uma tendência regional. A rede Subway também decidiu inaugurar um estabelecimento com menu sem carnes no estado de Punjab.

Getty Images
Loja da rede McDonald's em Nova Délhi

O plano é abrir a primeira franquia próxima ao Templo Dourado de Amritsar até meados de 2013. O local, sagrado para os membros da religião sikh, recebe mais de mil visitantes diários. A segunda loja seria inaugurada na cidade de Katra, no estado da Caxemira, à base da montanha Vaishno Devi. A área é sagrada para os hindus e é visitada por mais de oito milhões de pessoas todos os anos.

Ambos os destinos são abastecidos por restaurantes exclusivamente vegetarianos. No Templo
Dourado, por exemplo, é servida uma refeição sem carnes como parte da experiência religiosa. Por isso, alguns são contra a vinda da rede McDonald's.

"Além de visar o lucro, essa é uma tentativa de humilhar o hinduísmo", afirmou o membro de um grupo nacionalista hindu, S. Gurumurthy ao jornal The Daily Telegraph. "É uma organização conhecida pela matança de vacas", completa. Para os membros da religião, adotada por 80% da população indiana, o animal é visto como um ser sagrado.

O McDonalds abriu sua primeira loja na Índia em 1996, mas possui apenas 271 estabelecimentos - a expectativa é dobrar este número nos próximos três anos. Na China, a rede possui 1,4 mil endereços.

    Leia tudo sobre: McDonald'sÍndia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG