Ex-chefe de polícia chinês é indiciado por escândalo Bo Xilai

Wang Lijun é acusado de deserção, abuso de poder, receber propina e 'violar a lei por propósitos egoístas'

iG São Paulo |

Um ex-chefe de polícia chinês, cuja ida a um consulado americano provocou o maior escândalo político recente do país, foi formalmente acusado nesta quarta-feira de deserção, abuso de poder, "violar a lei por propósitos egoístas" e de receber propina.

Leia também: Mulher de político chinês afastado é condenada à morte

AP
Wang Lijun, ex-chefe de polícia de Chongqing, que deu início ao escândalo Bo Xilai (arquivo)

Wang Lijun fugiu para o consulado dos EUA no sudoeste da China em fevereiro, dias depois de ser dispensado de seu cargo como chefe de polícia em Chongqing, municipalidade da região que era então governada pelo ambicioso político Bo Xilai. Na gestão de Bo o policial se projetou como um desarticulador de gangues criminosas.

As investigações sobre a disputa entre Wang e Bo culminaram no afastamento do político do Partido Comunista Chinês e na condenação da mulher dele, Gu Kailai, pelo assassinato do empresário britânico Neil Heywood, encontrado morto em novembro do ano passado.

Com o indiciamento desta quarta-feira, a China parece encerrar os rumores de que Wang poderia ser tratado de forma leve por ter exposto os delitos de Bo, enquanto estava no consulado.

Wang "conscientemente negligenciou e adaptou a lei para ganhos pessoais para que Bogu Kailai não fosse responsabilizada legalmente", disse a agência de notícias oficial, citando a acusação do promotor. Bogu é o nome oficial de Gu Kailai, raramente usado.

O anúncio ocorreu durante um tenso momento político para o Partido Comunista, do atual governo, que está preparando-se para uma sucessão de liderança pela primeira vez em uma década, quando o presidente Hu Jintao irá aposentar-se no Congresso partidário.

Com Reuters

    Leia tudo sobre: chinawang lijunbo xilaigu kailaipartido comunista chinês

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG