Além de veto a armas e animais, alguns dos três espaços do evento de partido de Obama têm esquema de segurança parecido a de aeroporto

Frutas inteiras, vegetais, ovos e guarda-chuvas constam da lista de itens proibidos durante a Convenção Democrata, que começou nesta terça-feira em Charlotte, Carolina do Norte, e que oficializará o presidente Barack Obama como candidato à reeleição nos EUA .

Apesar de ser um evento entre amigos, incluindo 6 mil delegados dos 50 Estados dos EUA que nomearão Obama, a proibição tem como objetivo evitar o uso desses produtos em uma eventual disputa com ânimos exaltados ou seu arremesso contra os dezenas de oradores que discursarão até quinta-feira – o que representaria um constrangimento para o Partido Democrata no momento em que tenta projetar união em relação ao líder americano.

Cartaz com lista de itens proibidos na Convenção Democrata
Leda Balbino
Cartaz com lista de itens proibidos na Convenção Democrata

Para evitar episódios de violência ou mesmo um ataque, a lista de itens proibidos também inclui armas e facas (incluindo as de brinquedo), materiais químicos, radiológicos, biológicos, spray de pimenta, chaves de fenda (ou similares), fogos de artifício, tacos de beisebol e cadeiras de qualquer tipo.

Também não se pode entrar nos três principais espaços do evento – Charlotte Convention Center, Time Warner Cable Arena e Bank of America Stadium – com garrafas plásticas e de vidro, garrafas térmicas de metal, latas de refrigerante, tesouras, agulhas, giletes e canivete suíço.

Todos os animais estão vetados nos três principais ambientes onde a convenção ocorre, com exceção de cães-guia. Em relação às placas, faixas e banners, só é permitido seu uso se forem autorizados pelo organizadores da convenção, com a mesma regra servindo para os apitos, bumbos e cornetas.

Sistema de segurança imposto na entrada da Time Warner Cable Arena
Leda Balbino
Sistema de segurança imposto na entrada da Time Warner Cable Arena

Para garantir o respeito à lista de itens proibidos, um amplo esquema de segurança parecido a de um aeroporto foi imposto na entrada da Time Warner Cable Arena, onde ocorrem os principais discursos entre as 17h e as 23h de terça a quinta-feira. Além de ter de portar credenciais específicas, aqueles que querem entrar no local precisam se submeter a um detector de metal e passar seus pertences no raio X antes de serem liberados.

*Repórter viaja como bolsista do World Press Institute

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.