Caças escoltam avião até aeroporto de Amsterdã por falso alerta de sequestro

Falha de comunicação entre piloto e torre de controle aciona protocolos de segurança e aeronave fica cercada por militares em Schiphol

iG São Paulo | - Atualizada às

Uma falha de comunicação entre o piloto de uma companhia aérea espanhola e funcionários de uma torre de controle da Holanda causou temor de um sequestro de avião nesta quarta-feira.

Infográfico:  Ataques do 11 de Setembro aumentaram rigidez da segurança aérea

Reuters
Passageiros deixam avião da Vueling que foi escoltado para aeroporto de Amsterdã após falso alerta de sequestro

Caças F-16 holandeses escoltaram um avião que decolocou em Málaga, na Espanha, até o Aeroporto Internacional de Schiphol, em Amsterdã. A aeronave ficou cercada após relatos de que passageiros estavam sendo mantidos reféns.

Depois, tanto a companhia Vueling quanto a polícia holandesa disseram se tratar de um mal-entendido. "Não houve perigo nenhum. Houve um erro de comunicação entre o piloto e a torre de controle e o aeroporto ativou um procedimento de segurança", disse uma porta-voz.

Em entrevista à rede de TV holandesa NOS, um passageiro afirmou que nada de incomum aconteceu durante o voo. "Tivemos de dar algumas voltas e agora estamos esperando dentro da aeronave, com as portas fechadas. Mas não houve sequestro", contou.

Vídeo:  Bomba da Segunda Guerra é detonada e provoca estragos em Munique

O dia foi movimentado no Schiphol. Antes da confusão com o voo da empresa espanhola, autoridades fecharam parte do aeroporto após a descoberta do que pode ser uma bomba da Segunda Guerra Mundial.

"O Terminal C foi esvaziado como medida de precaução", disse uma porta-voz do aeroporto Schiphol. O terminal realiza voos para a maioria dos destinos europeus, incluindo França, Alemanha, Espanha e Itália.

O Schiphol é o quinto maior aeroporto da Europa. Cerca de 45 milhões de passageiros passaram pelo local em 2010.

Com AP e BBC

    Leia tudo sobre: holandaaviãoamsterdã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG