Livro sobre operação que matou Bin Laden tem lançamento antecipado

Polêmica obra escrita em primeira pessoa por ex-militar que participou da ofensiva não conta com apoio do governo americano

EFE |

EFE

O livro escrito por um dos integrantes do grupo de elite da Marinha dos Estados Unidos (Seals) que participou da operação que matou o criador da Al-Qaeda, Osama bin Laden , será lançado na próxima terça-feira, uma semana antes da data prevista inicialmente (11 de setembro).

Leia também: Dossiê mostra interesse da Casa Branca em filme sobre Bin Laden

Segundo informou nesta quarta-feira a editora Penguin, a venda do livro será antecipada em uma semana devido à grande controvérsia provocada pelo anúncio de sua publicação, que alguns consideram que pode pôr em risco a segurança do país.

O autor de "Não Há Dia Fácil: Um líder da Tropa de Elite Americana Conta Como Mataram Osama bin Laden" quis manter anonimato, assinando com o pseudônimo Mark Owen. No entanto, a emissora americana Fox o identificou como Matt Bissonnette, de 36 anos e membro do comando de operações especiais Navy Seals que participou da operação na cidade paquistanesa de Abbottabad.

O Pentágono já tem uma cópia e "a está analisando", segundo indicou o porta-voz George Little, que não entrou em detalhes sobre possíveis consequências legais contra o militar, já aposentado.

O livro foi uma surpresa tanto para a Casa Branca como para o Pentágono, que, segundo indicaram, não foram consultados. "O autor não buscou nem apoio, nem aprovação para este livro", assinalou o porta-voz da Marinha, contra-almirante John Kirby.

Além desta histórica operação, o ex-militar inclui histórias de sua vida, como sua infância no Alasca, seu duro treinamento para fazer parte dos Navy Seals e os 13 combates dos quais participou após os atentados de 11 de Setembro de 2001 até sua aposentadoria, no ano passado. O livro será lançado com uma tiragem inicial de 300 mil exemplares.

    Leia tudo sobre: bin ladeneuamorte de bin ladensealsal qaeda

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG