Romney é oficialmente nomeado candidato do Partido Republicano

Ex-governador de Massachusetts foi indicado por delegados durante Convenção Nacional Republicana em Tampa, no Estado da Flórida

iG São Paulo | - Atualizada às

O ex-governador do Estado americano de Massachusetts Mitt Romney foi oficialmente nomeado pelo Partido Republicano candidato a disputar a Casa Branca nas eleições de novembro, nesta terça-feira, em Tampa, na Flórida.

Leia também:  Romney chega a Tampa antes do previsto

AP
Delegados do Texas celebram nomeação de Romney em Convenção Republicana em Tampa

Romney, que enfrentará o presidente americano, Barack Obama, foi indicado durante a Convenção Nacional Republicana em Tampa, na Flórida. Em votação oral, delegados presentes à convenção do partido se uniram em torno do ex-governador, que neste ano derrotou vários rivais conservadores na disputa pela indicação republicana. Os delegados anunciaram, Estado por Estado, seus votos e deram a maioria suficiente, como estava previsto, a Romney, assim como a seu companheiro e candidato à vice-presidência, o congressista Paul Ryan. 

A 70 dias da eleição de 6 de novembro, Romney, 65 anos, está em uma disputa apertada com Obama, que apresenta leve vantagem segundo pesquisas de intenção de voto.

Em uma nova pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira e feita online com prováveis eleitores, Obama ficou com 45% e Romney com 43%, uma ligeira diminuição da diferença em comparação aos resultados da pesquisa de segunda-feira, quando Obama estava à frente por quatro pontos. Republicanos esperam que sua candidatura seja impulsionada pela convenção partidária, assim como pela escolha de Ryan, congressista defensor de cortes orçamentários.

Os delegados nomearam Romney seis horas depois de ele ter chegado a Tampa, sob ameaça do furacão Isaac, que se aproxima da Costa do Golfo. 

Romney chegou nesta terça-feira a Tampa, dois dias antes do esperado, em uma tentativa de não permitir que o furacão Isaac ofuscasse sua designação como candidato presidencial do Partido Republicano.

O avião trazendo Romney e sua esposa, Ann, aterrissou em Tampa, no sudeste da Flórida às 11h08 locais (12h08 de Brasília).

Isaac

Na noite desta terça-feira, Romney deve acompanhar sua esposa, que discursará no horário nobre da convenção. O evento foi suspenso por um dia por causa da passagem do Issac, que deixou de ser considerado uma tempestade tropical para se tornar um furacão de categoria 1 ao se aproximar de Louisiana, Estado no sul dos EUA afetado em 2005 pelo devastador furacão Katrina.

Durante o voo, Ann Romney se mostrou sorridente e relaxada em meio aos jornalistas e os presenteou com pequenas tortas que disse ter feito, poucas horas antes daquele que será o discurso mais importante de sua vida. "Vocês verão que meu discurso é sincero", declarou.

Leia mais: Mau tempo desafia Convenção Republicana

A convenção, que estava prevista para ter seu começo nesta segunda-feira, foi abalada pelo Isaac. Ainda que sua passagem pelo Golfo do México tenha sido mais afastada da costa de Tampa do que o esperado, o furacão atraiu as atenções e afugentou muitos militantes que seguiram as medidas de precaução das autoridades e acabaram ficando em casa.

*Com Reuters e EFE

    Leia tudo sobre: euaeleição nos euaisaacromneyconvençãoconvenção republicanaryan

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG