Prestes a virar furacão, Isaac avança pelos EUA e Obama pede cautela

População se prepara para chegada de tempestade que forçou Partido Republicano a alterar cronograma de convenção que oficializará candidatura de Romney

iG São Paulo | - Atualizada às

Moradores do Estado americano de Louisiana se preparam para a chegada da tempestade Isaac, que deve se tornar um furacão nesta terça-feira. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu cautela à população. "Não é hora de corres riscos. Vocês precisam levar esse assunto a sério", afirmou.

Leia também: Sete anos após Katrina, Nova Orleans se prepara para tempestade

AP
Gus Williams dá comida para a neta em abrigo em Houma, na Louisiana, no qual buscaram proteção contra furacão Isaac

As previsões indicam que a tempestade Isaac, que segue pelo Golfo do México, deve ganhar força de um furacão de categoria 1 (com ventos de 119 km/h) antes de atingir o sudeste da Louisiana, na madrugada de quarta-feira.

Moradores do Estado se preparam reforçando suas casas principalmente em Nova Orleans, devastada pelo furacão Katrina em 29 de agosto de 2005 . O Katrina, porém, foi muito mais forte, chegando a atingir a categoria 5, com ventos de 252 km/h.

O prefeito da cidade, Mitch Landrieu, não ordenou a retirada de moradores, mas pediu que eles fiquem em casa e estoquem todos os mantimentos que puderem. Diques reforçados após o Katrina teriam capacidade para aguentar furacões mais fortes que o Isaac, segundo autoridades.

Obama declarou estado de emergência em Lousidiana, Mississippi, Alabama e Flórida, Estado onde ocorrerá, a partir desta terça-feira, a convenção do Partido Republicano que vai oficializar a candidatura de Mitt Romney à presidência dos EUA.

Inicialmente Romney planejava chegar a Tampa na quinta-feira para aceitar ser o candidato do partido, mas decidiu viajar nesta terça para estar à disposição de sua mulher no pódio, segundo um dirigente de sua campanha eleitoral.

Os republicanos empenhados em salvar a convenção enfrentam um duro desafio: ajudar Romney a fazer declarações agressivas e memoráveis para conquistar o lugar do democrata Barack Obama na Presidência do país e, ao mesmo tempo, tomar cuidado para demonstrar sensibilidade em relação às pessoas que estarão sob risco durante a tempestade Isaac, que está a caminho de se tornar um furacão.

Os delegados reunidos para o evento, tipicamente festivo e partidário, estão também sob pressão para evitar atitudes de celebração enquanto a costa norte-americana no Golfo do México estiver sob ameaça.

A convenção terá como ponto culminante o discurso de Romney aceitando a candidatura, televisionado para todo o país, no que será o pronunciamento de maior envergadura de sua vida política até o momento. Ele passou os últimos dias ensaiando em sua casa de veraneio no Estado de New Hampshire.


Com Reuters e AP

    Leia tudo sobre: isaacfuracãotempestadeeuanova orleanslouisianaobamaromney

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG