Mau tempo desafia convenção do Partido Republicano na Flórida

Tempestade tropical força alteração de cronograma do evento que vai oficializar a candidatura de Mitt Romney à presidência dos EUA

NYT | - Atualizada às

NYT

O plano B foi acionado: os kits dos candidatos virão com guarda-chuvas e autoridades do Partido Republicano estão cruzando os dedos para que os cartazes que dizem "Mitt Romney para presidente" não sejam utilizados como acessórios para defesa contra o furacão. A Convenção Nacional Republicana ocorre nesta semana e a tempestade tropical Isaac ameaça acabar com a festa.

A grande questão é se a força da tempestade será suficiente para cancelar todo o evento. Marcada para começar nesta segunda-feira, a convenção que oficializará a candidatura de Mitt Romney à presidência dos EUA foi, na prática, adiada para terça-feira. Apenas uma sessão de dez minutos foi realizada nesta segunda-feira, em um salão praticamente vazio. Os acontecimentos foram limitados a uma abertura simbólica e um adiamento imediato pelo presidente do Comitê Nacional Republicano, Reine Preibus.

Leia também:  Tempestade tropical faz republicanos adiarem convenção

AP
Romney e sua mulher, Ann, deixam Brewster Academy, em Wolfeboro, após preparativos para convenção

Há planos em andamento para que Romney seja oficialmente indicado antes de quarta-feira (29), como previsto inicialmente. "Algumas pessoas podem estar prevendo que esta tempestade irá piorar, mas acredito que estas previsões são muito prematuras", disse Ken Jones, o executivo-chefe e presidente do Comitê Anfitrião de Tamba Bay 2012. "Por enquanto, tudo continuará conforme planejado", acrescentou.

Mas políticos não gostam de eventos imprevisíveis, especialmente aqueles com nomes bíblicos. Com a chegada de 50 mil pessoas à cidade a partir de segunda-feira e uma multidão de jornalistas à espera de notícias, a tempestade tropical Isaac está atraindo mais atenção do que a própria convenção.

Os democratas estão relativamente satisfeitos com a situação. Howard Dean, que concorreu à presidência em 2004 e já liderou o Comitê Nacional Democrata, disse que o partido há muito tempo tinha concordado em ficar longe da Flórida durante o verão. Muito arriscado, disse. "Essa época do ano é a temporada de furacões", disse Dean. "Não dá para correr esse risco."

Disputa: Romney diz que campanha de Obama quer dividir país entre 'ricos e pobres'

Preparo é a palavra do dia - talvez da semana - para os oficiais que trabalham na organização do evento. Hollie Wade, porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências do condado de Hillsboroughdisse que o município passou um tempo considerável se preparando "para todas as emergências possíveis."

Um furacão poderia forçar a evacuação da arena de convenções e fechar as principais pontes de acesso, o que causaria um problema logístico. Enquanto isso, os coordenadores do partido estão procurando novos lugares para realizar eventos ao ar livre.

Por Lizette Alvarez

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG