Jornal The Sun publica fotos do príncipe Harry nu

Tabloide desafiou Família Real britânica, que ameaçou processar veículos de comunicação que publicassem imagens de Harry em festa particular em Las Vegas

iG São Paulo | - Atualizada às

O jornal britânico The Sun publicou nesta sexta-feira, contra a vontade da Família Real britânica , fotos do príncipe Harry nu. A decisão, feita em nome do "interesse geral" de acordo com a publicação, foi aprovada por alguns e denunciada por outros como uma forma de ganhar dinheiro fácil.

Imprensa: Coroa britânica ameaça processar veículos que publicarem fotos de Harry nu

Apesar de na quinta-feira não ter publicado as fotos do príncipe nu em Las Vegas, o Sun colocou em sua primeira página dois funcionários do jornal exatamente na mesma posição e com o mesmo tipo de colar e pulseira que o príncipe usava nas fotos.

Reprodução
Atitude do Sun foi vista como objetivo de ganhar dinheiro

As fotos do príncipe, no entanto, foram publicadas na edição desta sexta-feira, anunciando: "As fotos de Harry nu já vistas na internet".

"Agimos, apesar das advertências dos advogados da Família Real", reconhece o Sun em um editorial, que argumentou se tratar "de um interesse geral muito claro", principalmente em termos de imagem do Reino Unido, assim como de segurança do príncipe.

David Dinsmore, um dos funcionários do Sun, explicou suas motivações em um vídeo colocado no site do jornal.

Posição oficial

A Família Real lembrou que havia "pronunciado claramente sua opinião sobre o direito à vida privada do príncipe Harry" na quarta-feira, mas que "a imprensa se autorregula e que a publicação das fotos era, no fim, uma decisão sua (da imprensa)".

Chris Hutchings, advogado especializado em crimes contra a vida privada, considerou que o Sun havia corrido "um risco calculado".

Chris Blackhurst, redator-chefe do Independent, ressaltou que seu jornal não quis publicar as fotos "privadas" de um "jovem que não está fazendo nada ruim nem ilegal" e que simplesmente agiu "como o fazem todos os fins de semana os leitores do Sun durante despedidas de solteiro, sem temer estar na capa dos jornais".

Muitos editores acusaram o Sun de querer, sobretudo, ganhar dinheiro.

"A única coisa que interessa ao Sun é dinheiro, dinheiro, dinheiro", disse o ex-vice-primeiro-ministro trabalhista John Prescott. Da mesma opinião compartilha o advogado especialista em imprensa Mark Lewis: "Estou certo de que o Sun venderá bem hoje".

*Com AFP

    Leia tudo sobre: príncipe harryreino unidonulas vegasthe sunfamília realElizabeth 2ª

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG