Capriles supera levemente Chávez em pesquisa eleitoral na Venezuela

Sondagem de agosto mostra candidato da oposição com 47,7% das intenções de votos e presidente venezuelano com 45,9%

Reuters | - Atualizada às

Reuters

O candidato opositor Henrique Capriles superou pela primeira vez o presidente venezuelano, Hugo Chávez, na pesquisa de intenção de voto para as eleições de outubro na Venezuela , apontou uma respeitada instituição cujos resultados contrariam a maioria das sondagens que dão vantagem ao mandatário.

AP
Eleição de outubro é marcada pelo retorno da oposição à disputa presidencial

A mais recente pesquisa da Consultores 21, à qual a Reuters teve acesso, mostrou que a intenção de voto em favor de Capriles em agosto ficou em 47,7%, enquanto Chávez caiu para 45,9%. Na pesquisa de junho, o presidente liderava com 3,4 pontos de vantagem.

No entanto, a diferença de 1,8 ponto está dentro da margem de erro da pesquisa, de cerca de 3,2 pontos percentuais. Os números, que não foram revelados publicamente, foram confirmados nesta sexta-feira pela Consultores 21.

Chávez lidera a maioria das pesquisas feitas por empresas privadas, mas a margem entre ambos os candidatos difere substancialmente entre as pesquisas, enquanto os dois comandos de campanha percorrem o país tentando quebrar a base de apoio um do outro.

Campanha

Capriles, escolhido em fevereiro em eleições primárias da oposição com o voto de mais de 3 milhões de eleitores, explorou o território venezuelano em uma campanha casa por casa.

Do outro lado, Chávez se recupera fisicamente após se submeter a tratamentos pelo câncer e visita grandes cidades em atos massivos de campanha.

A Consultores 21, cuja pesquisa com 1 mil entrevistados foi feita na primeira quinzena de agosto e enviada a clientes na quinta-feira, colocou o número de indecisos em 6,4%, abaixo de outras empresas de sondagem.

    Leia tudo sobre: chávezcaprileseleição na venezuelavenezuelapesquisacampanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG