Coroa britânica ameaça processar veículos que publicarem fotos de Harry nu

Príncipe Harry foi flagrado nu em festa particular em hotel de Las Vegas, para onde viajou com os amigos

iG São Paulo | - Atualizada às

O Palácio de St.James, residência oficial do príncipe Charles, ameaçou nesta quinta-feira processar veículos de comunicação britânicos que publicarem fotos do príncipe Harry nu em um hotel em Las Vegas.

Leia também: Príncipe Harry aparece nu em festa particular de Las Vegas

Segundo o jornal britânico The Guardian, o escritório de advocacia Harbottle & Lewis, que assessora o Palácio de St. James, entrou em contato com diretores de grupos midiáticos para comunicar que a publicação das fotos violaria o código de conduta da Comissão de Queixas da Imprensa (PCC, na sigla em inglês).

Reprodução "TMZ"
Príncipe Harry aparece nu em festa particular de Las Vegas, onde passa férias

Cerca de dez meios de comunicação britânicos se mostraram interessadas em publicar as fotos, divulgadas na segunda-feira na internet pelo site americano TMZ. Até o momento, a imprensa britânica não publicou as fotos.

Os advogados do príncipe Charles, pai de Harry, advertiram nesta quinta-feira que a publicação dessas fotos violaria a cláusula do PCC que considera "inaceitável fotografar indivíduos em lugares privados sem seu consentimento".

Em carta enviada aos meios de comunicações britânicos, o escritório avisou ainda que o fato de as imagens terem sido divulgadas fora do Reino Unido não justifica que sejam publicados no país, pois elas não têm "interesse público".

A carta conclui dizendo que os membros da Casa Real inglesa "se reservam o direito tomar mais medidas" se as fotos forem publicadas.

Imagem

De acordo com análise da BBC, a publicação das fotos de Harry nu em um hotel em Las Vegas revertem, em parte, os resultados dos esforços recentes do príncipe e seus assessores para mudar a imagem de festeiro e inconsequente talhada por escândalos do passado.

"(Essas fotos) minam o trabalho que ele vinha fazendo nos últimos seis meses, com seus projetos de caridade na África do Sul e avanços em sua carreira militar, que decolou de uma forma surpreendente", avaliou Ken Wharfe, ex-chefe da segurança de integrantes da Família Real e hoje escritor e comentarista de assuntos da monarquia.

Harry foi para Las Vegas com amigos, em uma viagem particular, antes de retomar suas funções nas Forças Armadas do país. As fotos teriam sido feitas dentro do quarto de hotel em que o príncipe estava hospedado, supostamente durante um jogo de bilhar em que o perdedor teria de tirar uma peça de roupa.

A Família Real confirmou que as fotos são mesmo de Harry,o terceiro na linha de sucessão do trono britânico, mas não comentou o incidente oficialmente. Fontes próximas à realeza britânica, porém, têm enfatizado que seria razoável que o príncipe, como qualquer outra pessoa, esperasse ter privacidade em seu próprio quarto de hotel.

"Houve um tempo em que Harry era conhecido como o príncipe das festas, que saía de casas noturnas ao amanhecer, se metia em confusões e em geral não tinha bom senso", apontou Nicholas Witchell, responsável pela cobertura da Família Real na BBC. "Recentemente, porém, Harry transformou sua imagem. Por isso, esse episódio certamente é um constrangimento e decepção para sua família e, imagina-se, para o próprio Harry."

*Com EFE e BBC

    Leia tudo sobre: harrypríncipe harrycoroa britânicalas vegasfotosnu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG