Levantamento em vários países aponta o presidente como mais capaz de promover prosperidade; apenas entre executivos dos EUA, porém, Obama perde

Uma pesquisa feita com executivos de todo o mundo e divulgada nesta sexta-feira mostra que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é visto como melhor opção para a economia global do que seu rival na eleição de novembro, Mitt Romney. Entre os executivos americanos, no entanto, uma ligeira maioria considera Romney melhor que Obama.

Leia também:  Saiba mais sobre Paul Ryan, vice de Romney na corrida presidencial

Pesquisa indica que presidente americano, Barack Obama, é considerado mais bem preparado para lidar com a crise
ASSOCIATED PRESS/AP
Pesquisa indica que presidente americano, Barack Obama, é considerado mais bem preparado para lidar com a crise

Entre 1,7 mil entrevistados na pesquisa global, 42,7% disseram que o presidente democrata, candidato a um novo mandato, tem mais chances de promover a prosperidade, enquanto 20,5% apontam o republicano Romney como melhor. O restante respondeu "nenhum".

A pesquisa do Financial Times foi feita antes de o republicano ter indicado o deputado conservador Paul Ryan como seu companheiro de chapa. Ryan é conhecido por suas posições rígidas no combate aos gastos públicos e ao déficit orçamentário.

Impostos

Na quinta-feira, pressionado pela campanha democrata, Romney declarou que não pagou menos de 13% em impostos na última década e ressaltou que o foco (dos rivais) sobre seus impostos é algo “mesquinho” frente aos atuais problemas dos Estados Unidos. Na Carolina do Sul, Romney disse ter examinado suas declarações dos últimos 10 anos. “Todos os anos, paguei ao menos 13%”, disse o rival do presidente americano, Barack Obama, na eleição de novembro. “Acho que o último ano foi 13,6% ou algo do gênero.”

Os democratas têm criticado Romney por não ter divulgado mais do que dois anos de seu imposto de renda e questionam se o ex-governador de Massachusetts tem algo a esconder. O líder da maioria no Senado, Harry Reid, acusou Romney de não pagar impostos por 10 anos, o que Romney nega.

Com Reuters

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.