Terremotos no Irã causaram danos no valor de US$ 400 milhões

Segundo autoridades, tremores do fim de semana afetaram 300 mil pessoas, além de terem matado mais de 300

EFE | - Atualizada às

EFE

Os terremotos que devastaram uma zona do noroeste do Irã no último sábado causaram danos no valor de pelo menos 8 trilhões de riales (US$ 400 milhões), segundo os primeiros cálculos, informou nesta terça-feira a agência local Mehr.

Leia também: Irã confirma 306 mortos e 3.037 feridos em terremotos

"Este é um cálculo inicial após os tremores e é possível que os custos aumentem", disse Mohamad Ashrafi, vice-governador da província do Azerbaijão Oriental, cenário da tragédia em quatro de seus distritos.

Ashrafi explicou que "307 aldeias sofreram algum tipo de dano", ao mesmo tempo que destacou que foram registrados rachaduras e desabamentos em muitas casas de quatro cidades da zona. Segundo os dados oficiais oferecidos pelo governo, os dois terremotos consecutivos de sábado causaram pelo menos 306 mortes e deixaram mais de 3 mil feridos em quatro distritos do Azerbaijão Oriental situados ao nordeste de Tabriz, a capital provincial.

Cerca de 300 mil pessoas foram afetadas pelos sismos. O governo prometeu ajuda em créditos a juros baixos aos afetados. Alguns parlamentares, no entanto, criticaram as autoridades pela que consideram má organização e desigual distribuição da ajuda nas primeiras horas após os terremotos.

"Necessitamos de pão, água engarrafada e comida em conserva", disse Valiola Farach Olahi, prefeito da área de Jaye, no distrito de Varzaqan. Além disso, algumas autoridades locais e pessoas afetadas criticaram que os trabalhos de busca e resgate entre as ruínas tenham sido finalizados menos de 24 horas depois dos terremotos. 

    Leia tudo sobre: irãterremototremor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG