Jovens entram em confronto com polícia no norte da França

Ao menos 16 agentes de segurança ficaram feridos após choques com 100 jovens na cidade de Amiens

Reuters |

Reuters

Cerca de 100 jovens franceses entraram em confronto com a polícia durante a noite de segunda-feira para terça-feira, atirando contra eles, incendiando carros, um centro de lazer e uma creche na cidade de Amiens, no norte da França.

Tráfego:  Paris quer acabar com tráfego de veículos às margens do rio Sena

Aos menos 16 agentes de segurança ficaram feridos e reforços policiais foram enviados para a região. O ministro do Interior da França, Manuel Valls, visitará a cidade, após duas noites de violência provocada aparentemente pela tensão causada pela revista policial a moradores.

AP
Carro queimado em distúrbios na madrugada em Amiens, na França

Segundo a prefeitura de Amiens, o choques tiveram inícios depois que jovens começaram a “hostilizar” policiais que faziam uma operação para pacificar o bairro, que havia sido palco de violência entre gangues rivais na noite de domingo.

De acordo com o prefeito do município, Gilles Demailly, há meses foram feitos pedidos por mais recursos para a União, pois temia-se mais confrontos na área, que registra uma onda de violência crescente. Segundo ele, os estragos deixados pelo conflito resultaram em “uma cena de desolação”, com lixeiras e carros queimados nas ruas.

O governo socialista de Valls já havia indicado a necessidade de policiamento extra no subúrbio de Amiens, onde eclodiu a violência.

As tensões continuaram em bairros mais desfavorecidos da França, onde a baixa perspectiva de emprego, a discriminação racial e a percepção de hostilidade da polícia têm frequentemente contribuído para o aumento da violência.

Semanas de tumultos em 2005, a pior agitação urbana na França em 40 anos, levou à imposição de um estado de emergência pelo então governo de centro-direita.

A morte de dois jovens atingidos por um carro de polícia provocou a violência em 2007. Mais agitações continuaram em 2010, quanto a polícia atirou e matou um jovem que havia assaltado um cassino.

    Leia tudo sobre: jovensfrançadistúrbioschoquesamiens

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG