Candidatos a presidência e vice-presidência americana passarão pela Carolina do Norte, Flórida, Ohio e Wisconsin

BBC

O candidato republicano à presidência americana, Mitt Romney , e o vice de sua chapa, Paul Ryan , deram início a uma viagem pelos Estados-chave para as eleições de novembro nos Estados Unidos.

Corrida eleitoral: Romney escolhe Paul Ryan como seu vice

Os dois passarão pela Carolina do Norte, Flórida, Ohio e o pelo Estado de Ryan, Wisconsin.

Vice de Romney, Paul Ryan (E), aplaude candidato republicano em discurso na Carolina do Norte
AP
Vice de Romney, Paul Ryan (E), aplaude candidato republicano em discurso na Carolina do Norte

Ryan foi anunciado no sábado como o vice do Partido Republicano. O congressista é presidente do Comitê Orçamentário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e autor de um polêmico orçamento alternativo em resposta aos planos do presidente americano, Barack Obama, em 2011 e 2012.

Ao ser indicado como o vice de Romney, Ryan prometeu salvar o país do "alto desemprego, diminuição na renda e a dívida esmagadora".

Os responsáveis pela campanha de Obama afirmaram que Ryan defende o que eles chamaram de políticas econômicas "falhas" que repetirão erros "catastróficos" caso sejam aplicadas.

Anúncio

Romney, 65 anos, fez o anúncio formal de Paul Ryan como o vice do Partido Republicano em um antigo navio de guerra dos Estados Unidos, o USS Wisconsin, em Norfolk, Virginia.

No anúncio, Ryan afirmou que ele e Romney irão "restaurar a grandeza deste país". 

"Mitt Romney é um lider com as habilidades, a bagagem e o caráter que nosso país precisa em um momento importante da história", acrescentou. "Depois de quatro anos de uma liderança fracassada, as esperanças de nosso país, que inspiraram o mundo, estão enfraquecendo, e elas precisam de alguém para reavivá-las. O governador Romney é o homem para este momento."

Logo depois do anúncio formal em Norfolk, Romney e Ryan foram para Ashland, no Estado da Virgínia, antes de embarcar para a próxima parada da viagem pelos Estados-chave em um voo da Virgínia para a Carolina do Norte.

Em pouco mais de duas semanas, o Partido Republicano fará a confirmação formal de Romney como o candidato que enfrentará Obama na disputa de 6 de novembro, na Convenção Republicana em Tampa, na Flórida.

Pesquisas de opinião recentes sugerem que a disputa entre Romney e Obama será apertada, com uma pequena vantagem ao atual presidente americano.

Ryan (E) e Romney em comício em Mooresville, Carolina do Norte
AP
Ryan (E) e Romney em comício em Mooresville, Carolina do Norte

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.