Ex-namorada de homem que abriu fogo em templo nos EUA é presa

Acusada de porte ilegal de armas, Misty Cook, 31 anos, não é considerada suspeita de envolvimento no ataque contra adeptos do sikhismo em Oak Creek

iG São Paulo | - Atualizada às

A ex-namorada de Wade Michael Page , que abriu fogo em um templo sikh nos Estados Unidos, foi presa acusada de porte ilegal de armas, afirmaram autoridades nesta quarta-feira.

O relacionamento entre Misty Cook, uma estudante de enfermagem de 31 anos, e Page, 40, acabou este ano e não há indícios de que ela esteja envolvida no ataque em Oak Creek, no Estado de Wisconsin, que aconteceu no domingo.

Page, um ex-militar americano, matou seis pessoas antes de cometer suicídio em Oak Creek, no Estado de Wisconsin.

Leia também: Homem que abriu fogo em templo era ex-soldado americano

Segundo autoridades, Misty foi encontrada em posse de uma arma, o que não é permitido pelo fato de ela ter histórico criminal, tendo sido condenada por fugir e enganar um policial de trânsito.

Após o ataque de Page, Misty foi procurada por um jornal local, mas se recusou a fazer comentários. "Se pudesse dizer algo para aliviar a dor das vítimas e suas famílias, diria com prazer. Infelizmente, as palavras não chegam nem perto disso", escreveu, em um email para o diário.

Uma organização de direitos civis afirmou que Page era um supremacista branco e integrava uma banda racista chamada End Apath, mas autoridades americanas disseram que o motivo do ataque pode nunca ser completamente esclarecido. 

Grupos de defesa dos direitos da comunidade sikh relataram um aumento no número de ataques desde o 11 de Setembro . De acordo com a Coalizão Sikh, que tem sede em Washington, mais de 700 incidentes foram registrados desde então.

De acordo com especialistas, o fato de adeptos do sikhismo usarem barbas longas e turbantes faz com que muitas vezes sejam confundidos com muçulmanos.

A religião tem cerca de 27 milhões de fiéis em todo o mundo, a maioria na Índia. Cerca de 500 mil vivem nos Estados Unidos.

Com BBC e AP

    Leia tudo sobre: ataque em oak creekeuamisty cookwade michael pageatiradorsikhsikhismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG