Belarus retira sua embaixada da Suécia

Decisão foi adotada depois de a Suécia ter expulsado dois diplomatas bielorrussos

EFE |

EFE

Belarus anunciou a retirada de sua embaixada e de todo seu pessoal diplomático credenciado na Suécia, e aproveitou para solicitar ao Governo de Estocolmo que faça o mesmo antes do próximo dia 30. Essas medidas não representam uma ruptura de relações diplomáticas entre os dois países, afirma através de um comunicado o Ministério das Relações Exteriores de Belarus.

A decisão de retirar a embaixada foi adotada depois de a Suécia ter expulsado dois diplomatas bielorrussos como forma de responder à negativa de Belarus de prorrogar o credenciamento do embaixador sueco em Minsk, Stefan Eriksson. Além disso, a Chancelaria bielorrussa indicou que o Governo sueco negou a entrada no país do novo embaixador de Belarus, pelo que a missão em Estocolmo ficou reduzida a dois funcionários de baixa categoria.

"Essas ações da parte sueca buscam reduzir a representação bielorrussa na Suécia e a possibilidade de defender os interesses dos cidadãos bielorrussos", acrescenta a nota. A Chancelaria bielorrussa acrescentou que, de acordo com o princípio de reciprocidade, foi solicitado à Suécia que retire sua embaixada de Belarus até 30 de agosto. 

    Leia tudo sobre: belarussuéciaembaixadabielo-rússia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG