Secretária de Estado americana esteve com líder da luta contra o regime do apartheid em meio a viagem pela África para tratar de segurança e comércio

Reuters

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, encontrou-se com o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela na casa do líder da luta contra o regime do apartheid nesta segunda-feira, em um momento de recesso de sua viagem a vários países da África para tratar sobre segurança e comércio.

Homenagem:  África do Sul inaugura monumento nos 50 anos da prisão de Mandela

Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, visitou Mandela em Qunu, África do Sul
AP
Secretária de Estado americana, Hillary Clinton, visitou Mandela em Qunu, África do Sul

Mandela, que está com a saúde debilitada, recebeu apenas alguns visitantes fora a sua família nos últimos anos. Ele se encontrou com o marido de Hillary, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, no mês passado, por ocasião do 94º aniversário do líder antiapartheid que é também Nobel da Paz.

O único mandato de Mandela como presidente, de 1994 a 1999, ocorreu durante o governo de Clinton, e durante esse período ambos encontravam-se com frequência.

Prisão

Em 1995, Mandela mostrou a Hillary e a filha Chelsea sua pequena cela na prisão em Robben Island, onde ele passou a maior parte de seus 27 anos na cadeia por tentar derrubar o regime do apartheid da minoria branca.

A última grande aparição pública de Mandela foi na final da Copa do Mundo de 2010 em Johanesburgo. Desde então, ele passa a maior parte do tempo em sua casa em Johanesburgo e na cidade de Qunu, ao leste do Cabo, perto de onde ele nasceu.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.