Em visita a Lima, Patriota conversará com presidente do Peru sobre o Paraguai

Ministro das Relações Exteriores conversará com Ollanta Humala e o chanceler peruano, Rafael Roncagliolo, sobre a situação política paraguaia em encontro nesta segunda-feira

Agência Brasil |

Agência Brasil

AE
Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, tratá com o presidente do Peru sobre o Paraguai

A situação política no Paraguai é tema de reuniões do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, com o presidente do Peru, Ollanta Humala, e o chanceler peruano, Rafael Roncagliolo, nesta segunda-feira (6), em Lima, capital peruana. Eles inauguram o Centro de Estudos da Democracia, uma proposta do Peru para o fortalecimento da democracia, da legislação e da participação cidadã na região. Todos os países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) deverão fazer parte do centro.

Relembre: Líderes do Mercosul se reúnem para selar adesão da Venezuela ao bloco

Leia mais: Paraguai diz que adesão da Venezuela pode ser contestada legalmente

Leia também: Chávez diz que entrada da Venezuela no Mercosul é derrota dos EUA

Humala ocupa a presidência da Unasul, que, assim como o Mercosul, suspendeu temporariamente o Paraguai do grupo. Ambos os blocos concluíram que o processo de destituição do poder do então presidente paraguaio Fernando Lugo não seguiu os preceitos democráticos.

Durante a viagem de Patriota, deve ser preparada a visita da presidenta Dilma Rousseff ao país. A reunião com o presidente peruano visa a reforçar a cooperação da aliança estratégica entre os dois países. No ano passado, ao ser eleito presidente, Humala escolheu o Brasil para sua primeira visita. O peruano disse que os programas de transferência de renda adotados no país devem ser tomados exemplos em várias regiões.

Na sua passagem por Lima, Patriota fará uma palestra sobre os desafios atuais da democracia na América Latina. O chanceler vai ser homenageado com o título da ordem El Sol del Peru do grau Grã-Cruz.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG