Energia é restabelecida na Índia, mas governo não explica causa de apagão

Ministro diz que espera conclusão de investigação sobre motivo de blecaute que deixou metade do país sem eletricidade

iG São Paulo | - Atualizada às

Fábricas e lojas ao redor da Índia voltaram a funcionar nesta quarta-feira após um apagão deixar metade do país sem eletricidade . O novo ministro da Energia, Veerappa Moily, disse que a situação tinha sido normalizada em todo o território nesta quarta-feira, mas não apontou a causa do blecaute, dizendo que uma investigação ainda está em andamento.

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Mulher é vista em janela em meio a cabos de energia de Nova Délhi, na Índia

Estima-se que 620 milhões de pessoas tenham ficado sem energia nas regiões norte, leste e nordeste do país na terça-feira. Na segunda-feira, o blecaute tinha atingido ao menos 370 milhões de moradores da região norte.

Moilu, que assumiu o cargo na terça-feira, disse não querer fazer especulações sobre a causa do blecaute até que a investigação seja concluída. Outras autoridades indianas disseram que o apagão pode ter sido causado por excesso de consumo, hipótese rejeitada por alguns especialistas, que acreditam que, nesse caso, colapsos da rede elétrica aconteceriam o tempo todo.

A principal autoridade de Uttar Pradesh, o maior Estado da Índia, negou que o excesso de consumo na região tenha sobrecarregado o sistema.

“Não tivemos qualquer responsabilidade. Meu Estado não está usando mais energia do que a cota que lhe é permitida”, afirmou o ministro-chefe Akhilesh Yaday. A Confederação das Indústrias Indianas disse que os dois dias de blecaute causaram perdas de milhões de dólares, mas não afetaram o centro financeiro do país, Mumbai. O grupo exigiu uma reforma no setor de energia indiano, que acusam de ser incapaz de suportar a demanda por eletricidade que aumenta conforme a economia se expande.

Os dois dias de problemas na rede elétrica prejudicaram o serviço de trens no norte e no leste do país e o de metrô nas cidades de Nova Délhi e Calcutá, que ficaram temporariamente suspensos. Milhares saíram dos abafados metrôs da capital quando o moderno sistema subterrâneo parou de funcionar na hora do almoço. Prédios comerciais mudaram seus geradores para combustível diesel, e o tráfego nas rodovias ficou congestionado.

Com AP e AFP

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