Vídeo mostra suspeito de ataque nos EUA em feira de ciências de colégio

James Holmes, suspeito de deixar 12 mortos em cinema nos EUA, faz apresentação em gravação feita há seis anos

BBC Brasil | - Atualizada às

BBC

Reuters
Foto divulgada por polícia mostra suspeito de ataque a cinema de Aurora, no Colorado, EUA

A rede de TV americana ABC divulgou nesta segunda-feira o primeiro vídeo com imagens de James Holmes , suspeito de ter deixado 12 mortos durante ataque na estreia do filme " Batman - o Cavaleiro das Trevas Ressurge ", em Aurora, no Estado americano do Colorado.

As imagens mostram Holmes em uma feira de ciência em um colégio em San Diego. Elas foram feitas quando Holmes tinha 18 anos, logo após ter se formado no ensino médio.

Leia também:  Chefe policial promete justiça a vítimas de tiroteio nos EUA

Chacina: Atirador deixa ao menos 12 mortos na estreia do 'Batman' nos EUA

Até agora, a única imagem do suspeito divulgada pela mídia era uma fotografia feita para a Universidade do Colorado, onde ele estudou.

No vídeo, Holmes faz uma apresentação sobre "ilusões temporais", técnicas que permitiriam às pessoas mudar as lembranças de seu passado.

Segundo uma mulher não identificada, que faz uma breve apresentação do jovem na gravação, seus objetivos seriam "tornar-se um pesquisador e fazer descobertas científicas".

Boas notas

Em depoimento ao jornal americano Los Angeles Times, Ritchie Duong, amigo de Holmes há mais de uma década, disse que ele era um bom aluno na escola e gostava de jogar cartas e videogames. "Tinha uma disciplina que fazia com ele. Ele nem precisava fazer anotações. Só aparecia na sala de aula e quando tinha uma prova, sempre tirava 'A'", contou Duong.

Hoje, Holmes compareceu pela primeira vez diante de uma corte americana para responder pelo crime. Até agora, o jovem de 24 anos tem-se recusado a cooperar com as investigações sobre caso.

'Coringa': Suspeito de ataque a cinema nos EUA comparece a tribunal

Assista ao vídeo:

De acordo com a polícia de Aurora, o atirador vestia um colete à prova de balas e carregava três armas quando abriu fogo durante uma sessão de cinema, na madrugada de sexta-feira.

Holmes foi preso momentos depois do ataque em um estacionamento próximo ao cinema atacado e estava fortemente armado. Além disso, ele montou em seu apartamento uma série de armadilhas usando explosivos sofisticados, que a polícia local, com a ajuda da polícia federal americana, desarmou para revistar o local .

Os apartamentos vizinhos tiveram de ser esvaziados e, no domingo, pelo menos um desses explosivos teve de ser detonado. Segundo o chefe da polícia de Aurora, Dan Oates, o objetivo da armadilha era matar quem tentasse entrar no apartamento.

Biografia

Forças de segurança americanas têm investigado todos os detalhes da vida de Holmes em uma tentativa de entender o que poderia ter levado o jovem a cometer o massacre.

Nascido em San Diego, Holmes teria se formado em neurociências na Universidade de Colorado e iniciado um doutorado no campus de Anschutz. Ele teria desistido do curso em junho, mas as razões da desistência ainda não estão claras.

De acordo com a ABC, Holmes falhou em uma prova importante recentemente, mas, segundo a universidade, alunos nessa situação têm chance de melhorar a nota com outras avaliações. Segundo colegas, Holmes seria uma pessoa solitária, e até agora a polícia americana não conseguiu encontrar evidências de sua atividade online - algo raro em casos semelhantes. Aparentemente, o suspeito não tinha conta no Facebook nem no Twitter, por exemplo.

Vítimas

Muitos dos feridos no ataque ainda estavam no hospital na manhã desta segunda-feira. Ashley Moser, de 25 anos, estava grávida quando levou dois tiros na garganta e um no estômago e agora luta por sua vida e a de seu bebê.

A filha mais nova de Moser, Verônica, de apenas seis anos, até agora é a mais jovem vítima fatal do incidente. Segundo autoridades locais, 59 pessoas ficaram feridas no ataque. Oito ainda estão em estado grave.

    Leia tudo sobre: ataque em auroraeuacoloradobatmanatirador

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG