Avalanche nos Alpes franceses mata membros de expedição

Ao menos nove alpinistas morreram e nove ficaram feridos; quatro considerados desaparecidos após acidente foram encontrados vivos posteriormente

iG São Paulo | - Atualizada às

Uma avalanche nos Alpes, na parte francesa do maciço de Mont Blanc, provocou nesta quinta-feira a morte de ao menos nove alpinistas, entre eles dois espanhóis, dois alemães e dois suíços, além de ter deixado nove feridos. Quatro alpinistas dados inicialmente como desaparecidos foram encontrados vivos depois.

Acidente: Cinco alpinistas morrem em queda nos Alpes suíços

AP
Equipes se preparam para operação de resgate nos alpes franceses

Acredita-se que cerca de 28 alpinistas da Suíça, Alemanha, Espanha, França, Dinamarca e Sérvia estejam entre os envolvidos na expedição que foi atingida pela avalanche em Mont Maudit, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca.

O alarme foi dado por um dos feridos no início da quinta-feira, por volta das 5h25 locais. Segudo autoridades, a avalanche é uma das piores dos últimos anos.

O ministro do Interior francês, Manuel Valls, viajará ainda nesta quinta-feira para a região. Autoridades darão início a uma investigação para determinar a origem da avalanche.

O último acidente grave nos Alpes franceses ocorreu em 24 de agosto de 2008, quando oito alpinistas - três suiços, um guia austríaco e quatro alemães - morreram em uma avalanche no Mont Blanc de Tacul, uma das montanhas do maciço.

O Mont Maudit, de 4.465 metros, é um dos itinerários para chegar ao Mont Blanc e forma parte da "via dos três montes", junto ao Mont Blanc de Tacul e ao Mont Blanc.

AP
Vítimas resgatadas entram em helicóptero em base de Chamonix

*Com AFP e AP

    Leia tudo sobre: alpinistasalpesfrançamont blancmont mauditavalanche

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG