Timor Leste realiza eleições parlamentares

Retirada das tropas da ONU do país depende do clima em que transcorre a votação; atual premiê está confiante que conquistará maioria no legislativo

iG São Paulo |

A população do Timor Leste votou neste sábado nas eleições parlamentares, tidas como um teste importante para que a Organização das Nações Unidas (ONU) decida se retira ou não seus soldados no final do ano. A ONU afirmou que retiraria as tropas, caso a votação ocorresse sem problemas. A expectativa é positiva, uma vez que o pleito presidencial foi tranquilo.

Leia também:  Timor Leste vota em eleição para presidente

Resultado:  Ex-combatente pró-independência é eleito presidente em Timor Leste

AP
Mulher vota nas eleições parlamentares na capital Dili, no Timor Leste


Entretanto, com 21 partidos concorrendo, formar um novo governo pode ser tarefa complicada caso não haja uma maioria clara. As tropas da ONU chegaram no país em 2006 depois de conflitos internos.

O Timor Leste se tornou independente em 2002 após três anos de um governo controlado pela ONU. Antes, o país enfrentou 20 anos de uma guerra sangrenta durante o período em que esteve submetida à Indonésia. Uma nova onda de violência em 2006 fez com que o Conselho de Segurança da ONU decidisse enviar tropas de paz.

Saiba mais:  Timor Leste faz concurso de fotos para promover turismo

Enquanto votava na capital do país, Dili, o premiê Xanana Gusmão, disse que seu partido, o Congresso Nacional pela Reconstrução Timorense, fez "um bom trabalho" e esperava apoio dos eleitores. Ele acredita que a legenda conquistará maioria parlamentar.

O outro partido grande que concorre às eleições é o Fretilin, de esquerda. Seu secretário-geral, Mari Alkatiri, prometeu que, se eleito, se esforçaria para colocar um fim na corrupção.

O assunto que predominou na campanha foram os problemas econômicos, com os dois partidos focando suas promessas em como gastar os lucros multibilionários do país com as vendas de petróleo.

Com BBC

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG