Milhares participam do início da festa de São Firmino em Pamplona

Celebração surgida na Idade Média inclui corrida de touros, procissões religiosas, bailes tradicionais, shows e bebida o dia todo

AFP | - Atualizada às

AFP

Milhares participaram nesta sexta-feira, no centro de Pamplona, do início da tradicional Festa de São Firmino, o acontecimento do mundo taurino mais famoso da Espanha.

A celebração começou cedo para as milhares de pessoas, em boa parte turistas vindos de todo mundo, que esperavam nas estreitas ruas e praças da cidade bebendo e cantando.

Veja imagens da festa:

Galeria de fotos: Veja imagens da festa no ano passado

Os festejos, que surgiram na Idade Média, incluem procissões religiosas, bailes tradicionais, shows e bebida o dia todo. Os bares ficam praticamente abertos a noite toda.

Mas a principal atividade da festa acontece quando os touros são soltos para perseguir centenas ao longo de 850 metros até a praça central da cidade. A primeira corrida, que geralmente é a mais procurada, acontece neste sábado.

Dezenas de participantes ficam feridos todos os anos, mas a maioria não é atingida por chifradas e sim pela queda. A última morte em função dessa festa aconteceu há três anos, quando um touro cravou seus chifres num espanhol de 27 anos no pescoço, coração e pulmões.

As autoridades da cidade preveem que cerca de meio milhão visite a cidade de 200 mil habitantes até 14 de julho, e que os festejos deixem mais de 70 milhões de euros este ano.

    Leia tudo sobre: são firminoespanhapamplona

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG