Manobras militares do Irã simulam ataque a base estrangeira

Exercícios para testar precisão e eficiência de mísseis são feitos no deserto e devem durar três dias

iG São Paulo |

O Irã iniciou nesta segunda-feira manobras militares que simulam em particular o ataque a uma "base estrangeira" na região com uma série de mísseis balísticos, anunciou a agência oficial Irna.

Retaliação: EUA elogiam embargo da UE a petróleo iraniano e pressionam Teerã

As manobras, chamadas de Grande Profeta-7, devem durar três dias e contarão com "dezenas de mísseis", incluindo mísseis balísticos Shahab 3 capazes de atingir Israel ou as forças americanas na região, segundo a agência, que cita um comunicado da Guarda Revolucionária.

AFP
Foto de 2011 mostra exercícios de guerra Grande Profeta-6, feitos em junho do ano passado

As manobras foram organizadas em Dasht-e-Kavir, grande deserto do centro do Irã, onde foi construída uma réplica de uma base aérea "pertencente a uma força exterior", segundo a mesma fonte.

“Durante os exercícios de guerra, mísseis de curto, médio e longo alcance serão usados e lançados contra mais de 100 alvos designados”, disse o general Amir Ali Hajizadeh, segundo a agência semioficial Mehr, citada pela rede de TV americana CNN. O objetivo dos exercícios, ele disse, é conhecer a “precisão e eficiência de ogivas e sistemas de mísseis”.

Ameaça: Irã planeja instalar mísseis em navios no Estreito de Ormuz

Os exercícios militares ocorrem no momento em que entra em vigor o embargo da União Europeia ao petróleo exportado pelo Irã. O embargo e outras sanções buscam pressionar o Irã para que desista de seu controverso programa nuclear. Cerca de 80% da receita do Irã são derivadas da exportação do petróleo.

Apesar da pressão da comunidade internacional, o governo iraniano tem insistido que seu programa nuclear tem fins pacíficos. Potências ocidentais, no entanto, argumentam que Teerã tem levado o programa nuclear adiante com o objetivo construir armas nucleares.

*Com AFP

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG