Violentas tempestades de verão atingem leste dos EUA

Tormentas desde Indiana a New Jersey deixam dez mortos e 3 milhões sem energia em um dos dias mais quentes do ano no país

iG São Paulo |

Tempestades violentas varreram o leste dos EUA desde Indiana até New Jersey e deixaram ao menos dez mortos neste sábado, enquanto 3 milhões ficaram sem energia em um dos dias mais quentes do ano no país.

Leia também: Obama declara área de desastre em região de incêndio no Colorado

AP
tempestade de verão, EUA

Há relatos de seis mortos em Virgínia, incluindo uma idosa de 90 anos que dormia quando uma árvore caiu sobre sua cama. Dois primos foram mortos em New Jersey quando uma árvore caiu sobre a tenda onda acampavam. Outra morte foi relatada em Ohio.

Centenas de milhares em Washington, D.C., e em outras áreas estão sem luz - e ar-condicionado - enquanto se espera que as temperaturas atinjam os 40ºC na região.

Estados de emergência foram declarados em Ohio, Virgínia e Virgínia Ocidental por causa de tempestades durante a noite, que tinham ventos com força de furacão, arrastando árvores e cabos elétricos em uma extensão de mais de 800 km.

O governador de Virgínia Ocidental, Earl Ray Tomblin, declarou estado de emergência depois que mais de 500 mil clientes em 27 condados ficaram sem energia elétrica.

Analistas de previsão do tempo preveem tempestades mais severas aliadas à onda de calor neste sábado. A restauração de energia em algumas áreas pode se alongar até a próxima semana e empresas de energia em Ohio e Virgínia descreveram os danos como "catastróficos".

"Demorará um pouco até que as pessoas tenham energia, e, com o calor, isso aumenta as preocupações", disse Bob Spieldenner, porta-voz do Departamento de Gerenciamento de Emergências da Virgínia.

*Com AP, Reuters, AFP e EFE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG