Papa visita região atingida por terremotos no norte da Itália

Bento 16 consolou sobreviventes e homenageou reverendo que foi morto durante tremor em Rovereto di Novi

iG São Paulo |

O papa Bento 16 consolou nesta terça-feira moradores da região onde ocorreram dois terremotos no mês passado, que mataram 24 pessoas, destruindo casas, casas, fábricas e igrejas na região norte da Itália.

Pânico: Forte terremoto atinge norte da Itália

No dia 20 de maio , a região norte de Emilia Romagna foi atingida por um terremoto de 6 graus de magnitude, o mais mortal da Itália desde 2009 . Dias mais tarde, em 29 de maio, um forte terremoto de 5,8 graus de magnitude atingiu a região que ainda tentava se recuperar do devastador tremor de 20 de maio, que deixou ao menos 7 mil desabrigados.

O pontífice viajou de helicóptero para Rovereto di Novi, perto de Modena, onde o reverendo Ivan Martini morreu durante o terremoto de 29 de maio. Bento 16 passeou em um jipe verde do Departamento de Proteção Civil pela "zona vermelha" da cidade, passando por alguns edifícios seriamente danificados.

Emoção

O papa estava visivelmente emocionado ao encontrar crianças e idosos que ficaram sem casa devido ao terremoto, que danificou ou destruiu muitas das torres da região, castelos e igrejas, além de ter causado sérios danos às fábricas de laticínios locais.

Galeria: Veja imagens do terremoto no norte da Itália

Bento 16 disse que os moradores atingidos, muitos deles vivendo em acampamentos , devem reconstruir suas vidas sobre o fundamento da fé. "Sobre essa pedra, sobre essa esperança firme, você pode construir e reconstruir", disse ele, ao acrescentar que os edifícios da região podiam estar rachados e danificados, mas seus corações não.

Além do custo humano dos terremotos, os prejuízos econômicos para a região, uma das mais prósperas da Itália, estão calculados em ao menos 5 bilhões de euros.

*Com AP e Reuters

    Leia tudo sobre: itáliaterremoto na itáliapapabento 16tremor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG