Aviões da Turquia atacam alvos curdos no norte do Iraque

Exército turco afirmou que foram atingidos nove redutos dos rebeldes nas incursões que tiveram início na sexta-feira

iG São Paulo |

Aviões de guerra da Turquia bombardearam redutos curdos no norte do Iraque, enquanto os rebeldes responderam matando um policial e ferindo três outros em ataques com bombas neste domingo, informaram autoridades.

Leia também:  Ataque de rebeldes curdos deixa soldados mortos na Turquia

O Exército turco registrou em seu site neste domingo que os aviões atingiram nove alvos curdos, a maioria deles na região de Qandil, onde fica localizada a principal base rebelde na fronteira entre o Irã e o Iraque. Segundo o comunicado, as incursões tiveram início na sexta-feira.

Essa foi a segunda campanha aérea turca contra os rebeldes curdos estabelecidos no Iraque em uma semana, após a morte de oito soldados turcos na fronteira com o Iraque na terça-feira . O Exército disse que mais de 30 rebeldes foram assassinados durante conftontos com a Turquia após o ataque da terça.

Relembre: Governo confirma que ataque matou civis curdos, e não rebeldes

Saiba mais: Após ataque contra Exército, Turquia persegue curdos no Iraque

Os rebeldes curdos usam o norte do Iraque como plataforma para lançar ataque a alvos turcos por décadas. O grupo rebelde, organizado em torno do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), luta por autonomia no sudeste turco. Centenas foram mortos desde que a facção resolveu se armar em 1984.

O ataques aéreos ocorrem em meio a esforços do governo em tentar se reconciliar com a minoria curda, garantindo uma série de direitos culturais. O premiê Recep Tayyip Erdogan recentemente anunciou planos para introduzir aulas de curdo nas escolas, após permitir que o idioma fosse falado em programas de televisão, institutos e cursos privados.

A Turquia, entretanto, recusa-se a conceder as principais demandas dos ativistas curdos, rebeldes e políticos, de controlar uma educação curda à parte do resto do país, temendo que isso divida a nação em ainda mais minorias étnicas. A população curda é estimada em 20% da Turquia, que tem 75 milhões de habitantes.

Com AP

    Leia tudo sobre: turquiacurdosataqueexércitopkk

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG