Pesquisas apontam que socialistas alcançaram maioria absoluta na França

Os socialistas obtiveram pelo menos 312 cadeiras das 577 da Assembleia Nacional francesa, segundo boca de urna

EFE |

EFE

O Partido Socialista francês conseguiu a maioria absoluta neste domingo, no segundo turno das eleições legislativas, segundo as pesquisas divulgadas no fechamento dos colégios eleitorais. Os socialistas obtiveram pelo menos 312 cadeiras das 577 da Assembleia Nacional francesa.

A maioria absoluta na Câmara baixa francesa está estabelecida em 289 cadeiras e por isso o Partido Socialista, caso estes resultados se confirmem, não necessitaria do apoio dos ecologistas.

Leia também: França inicia segundo turno das eleições legislativas

A pesquisa do instituto CSA para vários meios de comunicação eleva para 320 deputados a maioria absoluta do partido e situa em 221 o número de cadeiras para a conservadora União por um Movimento Popular (UMP), do ex-presidente Nicolas Sarkozy.

AP
Francês vota em Louveciennes, que fica a 12 quilômetros de Paris

Já a enquete realizada para o "Le Monde", a "Radio France" e a "France Télévisions" rebaixa a maioria dos socialistas para 291 cadeiras e dá à UMP um total de 212; a ultradireitista Frente Nacional, segundo esse estudo, conseguiria eleger dois deputados.

A participação neste segundo turno das legislativas alcançou um mínimo histórico, de cerca de 56% (55,9% segundo a pesquisa do instituto CSA) dos quase 46 milhões de franceses com direito a voto.

Os franceses estavam convocados a renovar a composição da Assembleia Nacional para os próximos cinco anos. Segundo várias pesquisas, a candidata derrotada nas eleições presidenciais de 2007, Ségolène Royal, não conseguiu a cadeira que aspirava. Por outro lado, quem conseguiu entrar na Assembleia Nacional foi a líder da Frente Nacional, Marine Le Pen.

    Leia tudo sobre: eleição na françavotaçãoboca de urna

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG