Exército do Iêmen recupera controle de dois redutos da Al-Qaeda

Rede terrorista confirma ter deixado regiões de Yaar e Zinyibar após intensos combates e ameaça atacar a capital

iG São Paulo | - Atualizada às

O Exército do Iêmen recuperou nesta terça-feira o controle de dois redutos da Al-Qaeda no país, numa importante vitória de uma operação antiterrorismo apoiada pelos Estados Unidos. A rede terrorista confirmou ter deixado as regiões de Yaar e Zinyibar, no sul do país, e ameaçou atacar a capital, Sanaa.

Leia também:  Ataque dos EUA no Paquistão mata nº 2 da Al-Qaeda

AP
Forças do Iêmen combatem militantes da Al-Qaeda na provínvia de Abyan (10/06)

Em comunicado, o Ministério de Defesa do Iêmen disse que tropas e líderes tribais dirigiram por Yaar e Zinyibar após combates que deixaram ao menos 24 mortos, sendo quatro militares e 20 terroristas. A região vem sendo atacada pelas forças do Iêmen há semanas.

As forças armadas iemenitas também reabriram a estrada que une a província de Abian a Aden e agora perseguem os terroristas foragidos.

O governador de Abian, Gamal al Aker, precisou que as forças de segurança estão buscando entre 200 e 300 terroristas que fugiram de Yaar, Zinyibar e Shukra. Aker classificou de "histórica" a vitória em Yaar e assegurou que o Exército continuará com a "limpeza" de toda a província de Abian.

Em um comunicado enviado por email às agências de notícias, a Al-Qaeda chamou o governo do Iêmen de “agentes dos Estados Unidos” e afirmou: “Vamos perseguir vocês em suas cidades e seus palácios.”

Desde o dia 12 de maio as forças armadas realizam uma ampla ofensiva militar nas localidades de Lauder, Zinyibar e Yaar, importantes redutos da Al-Qaeda em Abian.

No último ano, o grupo terrorista aumentou sua atividade no Iêmen devido à situação de instabilidade n o país desde a explosão em janeiro de 2011 das revoltas populares contra o então presidente Ali Abdullah Saleh, que em fevereiro deixou o poder .

Com AFP e AP

    Leia tudo sobre: iêmenal qaedaexércitoterrorismoeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG