Grego de extrema direita que agrediu deputadas na TV culpa vítimas por ataque

Ilias Kasidiaris, porta-voz do partido Amanhecer Dourado, ameaçou processar suas vítimas, que foram agredidas durante debate ao vivo

iG São Paulo | - Atualizada às

O político grego de extrema direita que deu um tapa na cara de uma mulher e jogou água no rosto de outra durante um debate ao vivo na televisão ameaçou neste sábado processar suas vítimas, após acusá-las de terem provocado o ataque.

Agressão: Deputado da extrema direita grega agride duas deputadas ao vivo na televisão

Assista ao vídeo com a agressão:

Ilias Kasidiaris, porta-voz do Partido do Amanhecer Dourado , mantém-se recluso desde quinta-feira, quando atacou as duas políticas de esquerda. Em comunicado publicado no Facebook neste sábado, ele afirmou lamentar por ter-se envolvido em um incidente que pode danificar a imagem do partido antes da eleição geral de 17 de junho , mas culpou suas adversárias pelo ataque.

Kasidiaris perdeu a cabeça quando a deputada da esquerda radical Rena Dourou falou do processo judicial aberto contra ele por um assalto a mão armada em 2007. O julgamento por esse caso havia sido aberto na quarta-feira, mas foi adiado até 11 de junho.

O deputado levantou-se, jogou um copo de água no rosto de Rena e a insultou. A comunista Liana Kanelli, que também participava do debate, protestou e Kasidiaris a empurrou, a agrediu com socos e depois deixou o estúdio.

O escândalo aumentou a polêmica de uma eleição que pode decidir se a Grécia vai ficar na zona do euro após cinco anos de grande recessão e pressão pública contra as dolorosas medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais.

O Amanhecer Dourado, legenda de extrema direita e contra imigrantes, cujo símbolo lembra a suástica nazista, conseguiu 7% dos votos na inconclusiva eleição de maio, entrando no Parlamento pela primeira vez na história ao prometer apoio aos gregos que sofrem com a crise.

*Com Reuters e AFP

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG