Já candidato republicano, Romney vence mais cinco primárias

Ex-governador de Massachusetts conseguiu novas vitórias em Nova Jersey, Novo México, Montana, Dakota do Sul e Califórnia

iG São Paulo | - Atualizada às

O ex-governador de Massachusetts  Mitt Romney , que já é o candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, venceu mais cinco primárias nesta terça-feira. Romney conseguiu vitórias em Nova Jersey, Novo México, Montana, Dakota do Sul e Califórnia.

Leia também:  Quem é Mitt Romney, candidato republicano à presidência dos EUA

AP
O candidato republicano à presidência dos EUA, Mitt Romney, faz campanha em Fort Worth, no Texas (05/06)

Exceto na Dakota do Sul, onde obteve 66,1% dos votos com 99% das urnas apuradas, Romney venceu todas as primárias com um apoio eleitoral superior a 70%, segundo dados preliminares.

Romney se tornou o candidato republicano à presidência dos EUA na semana passada, quando venceu a primária do Texas e superou a barreira de 1.144 delegados, número mínimo necessário para a candidatura.

No entanto, sua nomeação só será oficializada durante a convenção nacional do partido, que acontecerá na última semana de agosto em Tampa (Flórida).

Romney tem 1.398 delegados, um número maior do que os 1.144 necessários para conseguir a indicação republicana, que será confirmada oficialmente na convenção nacional do partido em agosto.

Agora, só falta uma primária republicana, a de Utah, em 26 de junho.

Nas últimas semanas, as pesquisas de opinião mostram um empate técnico entre Romney e o atual presidente americano, o democrata Barack Obama, a cinco meses da votação de 6 de novembro.

Os nove Estados que serão decisivos nas eleições são os chamados "swing-states", que oscilam entre democratas e republicanos e onde os eleitores indecisos estão mais concentrados: Colorado, Flórida, Iowa, Nevada, New Hampshire, Ohio, Pensilvânia, Virgínia e Wiscosin.

Os eleitores nos outros Estados americanos já estão relativamente mais decididos ou são tidos tradicionalmente como democratas ou republicanos. Na eleição de 2008, Obama venceu em todos eles. Mas dois anos mais tarde, naseleições legislativas de 2010, para a Câmara e para o Senado, os republicanos os conquistaram de volta.

    Leia tudo sobre: eleição nos euaobamaromneyrepublicanosdemocrataseua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG