Multidão acompanha último dia de comemoração do Jubileu de Elizabeth 2ª

Sem o marido, que está internado, monarca britânica participa de missa e desfile que marcam seus 60 anos de reinado

iG São Paulo | - Atualizada às

Uma multidão lotou as ruas de Londres nesta terça-feira para acompanhar o último dia de comemorações do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth 2ª , que marca seus 60 anos de reinado . O marido da monarca, príncipe Philip, continuou  internado para tratar uma infecção na bexiga e não participou da celebração.

Infográfico: Veja 60 curiosidades sobre a rainha Elizabeth 2ª

Reuters
A partir da esq.: Camilla, duquesa de Cornwall, príncipe Charles, rainha Elizabeth 2ª, príncipe William, Catherine, duquesa de Cambridge, e príncipe Harry

Elizabeth 2ª, 86, deu início ao último dia de festa participando de uma missa na Catedral de St. Paul. Vestindo um traje de tule de seda bordado com pequenas flores verdes estreladas, e enfeitado por fios prateados, Elizabeth chegou à catedral sob os gritos de "Deus salve a rainha" emitidos pela multidão que se aglomerava no acesso ao local.

Um coro de trompetes alardeou a entrada da monarca, diante de membros da congregação curvados em reverência. O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, que é o líder espiritual da Igreja Anglicana, agradeceu a rainha por levar “alegria” à população.

"Marcamos hoje o aniversário de um ato histórico e muito público de dedicação - uma dedicação que perdurou de forma fiel, calma e generosa durante a maior parte das vidas adultas da maioria de nós”, afirmou o arcebispo. "Estamos marcando uma prova viva de que o serviço público é possível, e que é um lugar onde a felicidade pode ser encontrada", disse ele à congregação, que também ouviu um discurso do primeiro-ministro David Cameron.

Em seguida, Elizabeth 2ª participou de uma recepção no Salão de Westminster, a parte mais antiga do Parlamento.

O príncipe William e sua mulher, Kate Middleton, que usou um vestido de Alexander McQueen, participaram de um evento similar em outros locais, assim como o príncipe Harry.

Depois, a rainha deixou o Salão de Westminster em direção ao Palácio de Buckingham em uma carruagem, na qual estava acompanhada do filho mais velho, o príncipe Charles, e de sua mulher, Camila Parker-Bowles. William, Kate e Harry seguiram em outra carruagem.

Jubileu de Diamante: Veja a transformação física de Elizabeth 2ª

Popularidade: Elizabeth 2ª personifica imagem de 'rainha do mundo'

Galeria: Veja imagens das celebrações do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth 2ª

Após chegar ao Palácio de Buckingham, os membros da família real subiram à sacada para cumprimentar os milhares de cidadãos concentrados no local. Aeronaves da Segunda Guerra Mundial também fizeram uma apresentação nos céus de Londres, marcando o fim das comemorações.

Às 14h (horário de Brasília), as emissoras de televisão e rádio do Reino Unido e dos países que formam a Commonwealth (Comunidade Britânica) transmitiram uma mensagem de agradecimento gravada pela rainha.

"Tocou-me profundamente ver milhares de famílias, vizinhos e amigos celebrando juntos numa atmosfera tão feliz", disse a rainha, num raro pronunciamento televisivo à nação. "Continuarei tirando inspiração das incontáveis gentilezas demonstradas a mim neste país e em toda a Commonwealth. Obrigada a todos", disse, diante de uma foto emoldurada do seu neto William e da mulher dele, Kate.

Elizabeth 2ª é apenas a segunda monarca britânica a completar os 60 anos de reinado. Ela só é superada por sua tataravó, a rainha Vitória, que reinou de 1837 a 1901.


Com Reuters, AP e BBC

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG