Sem o marido, que está internado, monarca britânica dá início aos últimos eventos que marcam seus 60 anos de reinado

A rainha Elizabeth 2ª participou de uma missa em Londres nesta terça-feira, dando início ao último dia de celebrações por seu Jubileu de Diamante , que marca 60 anos de reinado . Ao chegar à Catedral de St. Paul, em Londres, a monarca ouviu uma multidão gritar “Deus salve a rainha!”.

Elizabeth 2ª estava acompanhada, entre outros, do filho, o príncipe Charles, e dos netos Harry e William, este ao lado da mulher, Kate Middleton. O marido da rainha, príncipe Philip, está internado desde segunda-feira por causa de uma infecção na bexiga.

Jubileu de Diamante: Veja a transformação física de Elizabeth 2ª

A rainha Elizabeth 2ª deixa a Catedral de St. Paul, em Londres, onde participou de missa
AP
A rainha Elizabeth 2ª deixa a Catedral de St. Paul, em Londres, onde participou de missa

Essa última jornada de celebrações será mais formal que as dos últimos três dias. A cerimônia religiosa na catedral foi dirigida por seu deão, David Ison, enquanto a leitura do sermão ficou a cargo de Williams, diante da família real britânica e de outras personalidades.

Infográfico: Veja 60 curiosidades sobre a rainha Elizabeth 2ª

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, liderou a representação governamental junto a diplomatas e outros líderes políticos estrangeiros. Depois, Elizabeth 2ª participa de uma recepção em Mansion House, enquanto o príncipe Charles e sua esposa, Camilla Parker Bowles, assistirão a um ato similar em Guildhall.

Após participar de um almoço de membros da casa real em Westminster Hall - sede do Parlamento britânico - com cerca de 700 convidados, Elizabeth 2ª fará um percurso de carruagem pelo centro de Londres.

Depois do fim da procissão de carruagens, que terá seu fim no Palácio de Buckingham, os membros da casa real britânica subirão à sacada para cumprimentar os milhares de cidadãos que deverão estar concentrados no local.. 

Londres amanheceu com tempo bom, mas os serviços meteorológicos advertem que haverá chuva por volta das 11h30 (horário de Brasília), quando a monarca deverá aparecer na sacada.

Às 14h, as emissoras de televisão e rádio do Reino Unido e dos países que formam a Commonwealth (Comunidade Britânica) transmitirão uma mensagem de agradecimento gravada pela rainha.

Com EFE e AP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.